Mineiro condenado por estupro de crianças é preso nos Estados Unidos e será deportado

são joão do paraíso
Vagner Brito Paixão foi condenado a 14 anos e 10 meses de prisão, em São João do Paraíso, na região Norte de Minas (Reprodução/São João do Paraíso MG – A Nossa Cidade/Facebook)

Um mineiro de 31 anos foi detido, em Massachusetts, nos Estados Unidos, após ser condenado a 14 anos de prisão por estuprar crianças no Brasil. Vagner Brito Paixão foi preso em Somerville, no estado de Massachusetts, no último dia 25. As informações são da Folha de S. Paulo.

Segundo informações de um processo judicial de fevereiro de 2014, de São João do Paraíso, na região Norte de Minas, ele foi condenado a 14 anos e 10 meses de prisão por praticar conjunção carnal ou ato libidinoso com menores de 14 anos, por 13 vezes. As autoridades estadunidenses afirmam que havia um mandado de prisão contra o brasileiro, mas ele estava foragido desde então.

Conforme boletim do ICE (Departamento de Imigração e Controle de Alfândega dos EUA), Paixão entrou em solo estadunidense em março de 2018, com um visto de turismo e autorização para ficar no país até setembro. Em fevereiro de 2019, a estadia foi estendida até março daquele ano, mas ele ultrapassou o prazo.

Paixão continuou no país sem permissão e, em junho de 2021, o Departamento de Estado revogou o visto dele. Ainda de acordo com o governo norte-americano, Paixão ficará detido até ser deportado para o Brasil. Chegando aqui, ele será entregue às autoridades.

Segundo LaDeon Francis, diretor interino do órgão responsável por deportações na cidade em Boston, “predadores de crianças condenados, como Brito Paixão, não podem usar os EUA para se esconder e evitar cumprir pena de prisão”.

“Esse predador ainda estaria representando ameaças à comunidade se não fosse pelos esforços excepcionais de nossos executivos e nossos parceiros críticos de aplicação da lei no Brasil”, adicionou a autoridade, conforme o documento.

Edição: Vitor Fernandes
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!