Motorista de app expulsa passageira após fala racista e xenofóbica: ‘Um cara branco, normal, que fala inglês’

motorista expulsa passageira racista
Caso aconteceu na última sexta-feira (13) e viralizou nas redes no fim de semana (Reprodução/jimmy.w.bode/Facebook)

Um motorista de transporte por aplicativo expulsou uma mulher branca do carro após ela fazer comentários racistas e xenofóbicos antes de iniciar a corrida. O caso foi registrado por uma câmera de segurança no carro, em Catasauqua, na Pensilvânia (EUA), na última sexta-feira (13).

Logo no momento em que a mulher entra no carro, ela pergunta de forma retórica ao profissional se ele é um “cara normal”, um “cara branco”, que fala inglês. “Você é tipo um cara branco”, diz a mulher enquanto entrado no carro. “Você é tipo um cara normal, tipo você fala inglês?”.

James W. Bode, motorista do veículo, pede de imediato que a passageira se retire do carro. “Isso é completamente inadequado. Se alguém que não fosse branco estivesse sentado neste banco, qual seria a diferença?”, questiona.

Alguns segundos depois, um homem começa a gritar do lado de fora do veículo, ao saber pelo motorista o que havia ocorrido. Os dois começam a discutir e o motorista expulsa, em definitivo, os dois do automóvel.

‘É assim que deve ser em todos os lugares’

Após o caso ser postado no Facebook, no último sábado (14), o motorista agradeceu o apoio que estava recebendo. “Para todos que estão me procurando e mostrando seu apoio, obrigado. Agradeço, de verdade. Mas é assim que deve ser em todos os lugares, sempre. Eu não deveria ser ‘o cara’ que fez ou disse aquilo… todos nós deveríamos ser essa pessoa”.

O motorista também conta que registrou um boletim de ocorrência por ameaça de agressão. “Não acho que isso vá dar em alguma coisa. Mas, se me fizessem sentir desconfortável, eu faria o mesmo de novo, especialmente no meu carro ou minha casa”. Ele finaliza dizendo que os passageiros foram avisados que o momento estava sendo gravado.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!