Motorista avança contra desfile de Natal nos EUA e deixa 5 mortos e 40 feridos, incluindo crianças e idosos

desfile de natal Waukesha SUV atropela
Vários vídeos capturam o momento da tragédia (Reprodução/Redes Sociais)

O que era para ser uma noite de comemoração em Waukesha, uma cidade de 72 mil habitantes no Wisconsin (EUA), tornou-se uma tragédia. Segundo as autoridades locais, o motorista de um SUV vermelho invadiu barricadas e avançou contra um desfile de Natal, ontem (21). Pelo menos cinco pessoas morreram e mais de 40 ficaram feridas. As informações são do The New York Times.

O desfile envolvia grupos de dança e bandas de colégio, além de políticos que também estavam marchando ao longo da rua. Um pouco antes das 16h40, o motorista em alta velocidade atingiu a multidão. Os hospitais da área relataram estarem tratando dezenas de pacientes, incluindo muitas crianças.

Um porta-voz da Children’s Wisconsin disse que o hospital, que trata apenas pacientes pediátricos, admitiu 15 pessoas no domingo. Detalhes sobre as condições das crianças não foram disponibilizados. Outro hospital, Aurora Medical Center – Summit, disse em um comunicado que estava tratando 13 pacientes, incluindo três em estado crítico. Já funcionários do Hospital Froedtert disseram que também receberam pacientes, mas não especificaram quantos.

A arquidiocese católica romana de Milwaukee disse que um padre, assim como paroquianos e alunos de uma escola católica local, estão entre os feridos.

“Hoje nossa comunidade enfrentou horror e tragédia no que deveria ter sido uma celebração comunitária”, disse o prefeito Shawn Reilly, que descreveu ter visto crianças sorridentes e pais felizes quando ele marchava ao longo do desfile antes do incidente. “Estou profundamente triste em saber que tantos em nossa comunidade foram a um desfile, mas acabaram lidando com ferimentos e sofrimento.”

Veja imagens do desfile antes da tragédia:

Desfile de Natal é tradicional na cidade (Reprodução/@cityofwaukesha/Instagram)

Suspeito foi preso

Não se sabe ainda o que poderia ter motivado o episódio. De acordo com Daniel Thompson, chefe do Departamento de Polícia de Waukesha, em declaração na noite de ontem, um suspeito estava sob custódia e que não havia mais ameaças. Ele ainda disse que tiros foram disparados pela polícia contra o motorista.

Este foi o 58º desfile de Natal de Waukesha, um evento anual que foi cancelado no ano passado por causa da pandemia. O tema do evento deste ano foi “Conforto e Alegria”.

Mikey Randa, de 14 anos, disse ao The New York Times que estava marchando no desfile com o time de futebol da escola dele quando viu uma jovem sendo atropelada pelo carro. “Houve muito pânico”, disse, acrescentando que inicialmente não percebeu o que havia acontecido. Mikey disse que viu cinco ou seis corpos caídos no chão. “Ainda estou um pouco chocado”, contou.

O departamento de polícia disponibilizou um número para que pessoas que sintam angústia emocional entrem em um contato com um profissional.

Vídeo

“As pessoas estavam fugindo, deixando seus pertences para trás, soluçando”, relatou Angelito Tenorio, candidato a tesoureiro do estado, que havia acabado de desfilar no evento, e ainda acrescentou: “Quando a multidão se dissipou, parecia que havia pessoas no chão que poderiam ter sido atingidas pelo veículo”.

Em um vídeo, pode-se ver o SUV acelerando pela rota do desfile. Gritos também podem ser ouvidos na multidão. Pouco tempo depois, viaturas da polícia aparecem nas imagens.

Edição: Vitor Fernandes

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!