Apple é multada em R$ 118 milhões por deixar iPhone mais lento propositalmente

iPhones deixados mais lentos propositalmente
Jan Vašek/Pixabay

Já teve a sensação de que quando um modelo novo de iPhone é lançado, os antigos vão ficando mais lentos? Pois agora está comprovado que isso não é somente uma sensação. A Apple foi condenada a pagar uma multa equivalente a R$ 118 milhões por ter deixado modelos anteriores do iPhone propositalmente mais lentos.

A autoridade de defesa do consumidor na França entendeu que, no caso da Apple, a piora no desempenho do iPhone foi feita de forma ilegal. “Seguindo a investigação, o grupo Apple concordou em pagar a multa de 25 milhões de euros no contexto de uma transação criminal”, afirmam, segundo o tabloide britânico Mirror.

A empresa teria confirmado a operação realizada em 2017, nos telefone com a versão 10.2.1 do iOS, sistema operacional do iPhone. Segundo a empresa, o processador dessa versão foi propositalmente desacelerado para poder poupar a bateria de picos de energia causados pelo sistema.

Obsolência programada?

Apesar da Apple alegar que o desaceleramento foi feito para prolongar a vida da bateria, muitas pessoas duvidam da motivação da empresa. Nas redes sociais, alguns acusam a empresa de obsolência programada. A prática consiste em piorar modelos antigos dos celulares, para impulsionar as vendas dos novos lançamentos.

‘Xiaomi bota Apple para…’

Como em terra de internet, tudo vira polêmica, os memes não demoraram a aparecer. A rivalidade entre a Apple, os celulares Android e o Xiaomi foi combustível para deboches nas redes sociais. “A Apple literalmente piorou de propósito o desempenho dos Iphones antigos. Por isso que eu sou Xiaomi”, escreveu um usuário do Twitter.

Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!