Passageira que foi presa a assento de avião após agredir tripulação recebe maior multa da história

mulher presa em avião eua
Mulher agrediu comissários de bordo e tentou abrir porta da cabine (Reprodução/@hummer_crime/TikTok)

Uma passageira que precisou ser presa ao assento do avião com fita adesiva recebeu uma multa de 81.850 mil dólares – o equivalente a quase R$ 390 mil – após ameaçar atacar a tripulação do voo. É a maior multa da história já aplicada pela FAA (Administração da Aviação Federal) dos Estados Unidos.

O episódio ocorreu em julho do ano passado em um voo da American Airlines que partiu de Dallas, no estado do Texas, com destino a Charlotte, na Carolina do Norte. Uma comissária ofereceu ajuda ao ver que a passageira caiu no corredor, mas a reação da moça foi um tanto quanto agressiva. Depois de empurrar a atendente de voo, ela tentou abrir a porta da cabine e outros funcionários precisaram intervir.

Mesmo com os esforços para contê-la, a moça bateu “repetidamente” na cabeça de um dos comissários e foi algemada. Ela cuspiu, deu uma cabeçada, mordeu o funcionário e tentou chutar a tripulação e outros passageiros. No desembarque, foi presa pelas autoridades norte-americanas.

O vídeo original foi excluído pela usuária no TikTok. Com a repercussão, no entanto, outras pessoas compartilharam os registros. Veja abaixo:

@doobiedukesims #passenger #flight #ducttape #plane #viralvideo #waitforit @lol.ariee #insane #flying #flightattendant #flightattendantlife #flightattendantstories ♬ original sound – @DoobieDukeSims

Essa não é a única vez que autoridades precisaram interferir no comportamento de tripulantes. Outra multa no valor de 72.272 mil dólares – quantia superior a R$ 341 mil – foi aplicada a uma passageiro também em julho de 2021, em voo pela Delta Air Lines, que partiu de Las Vegas a Atlanta.

Na ocasião, uma passageira tentou abraçar e beijar a pessoa sentada ao lado dela. A mulher caminhou até a frente da aeronave e tentou sair do veículo em movimento, se recusou a voltar ao assento e mordeu outro passageiro várias vezes. Ela precisou ser contida fisicamente pela tripulação.

‘Tolerância zero’

Em entrevista à imprensa local, as autoridades alertaram sobre os perigos de atitudes com essas durante um voo. “Se você estiver em um avião, não seja idiota e não coloque em risco as tripulações e os passageiros. Se você fizer isso, você será multado pela FAA”, disse Pete Buttigieg, secretário de Transportes dos Estados Unidos.

A agência destaca a existência de uma política de tolerância zero contra o “comportamento indisciplinado” de passageiros. Embora a FAA invista em campanhas de conscientização pública para reduzir a taxa de incidentes, situações como essas mostram que “ainda há mais trabalho”.

De acordo com a lei federal estadunidense, é proibido interferir ou ameaçar agredir fisicamente a tripulação ou qualquer outra pessoa da aeronave. Como reflexo da má conduta, existem penalidades civis para repreender atitudes que comprometam a segurança do voo.

Mais que isso, não se descarta multa ou prisão a passageiros que “interfiram no desempenho dos deveres de um tripulante agredindo ou intimidando esse tripulante”. As passageiras terão o prazo de 30 dias após a notificação para responder à FAA.

Edição: Vitor Fernandes
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!