Peixe-remo, conhecido por ‘prever desastres’, é flagrado em vídeo raro

peixe-remo
Peixe é famoso por prever desastres, mas bióloga dá explicação sobre a lenda (Reprodução/_aclassic_ec+ hengruwang/Instagram)

Mergulhadores de Taiwan flagraram, no fundo do oceano, um peixe de corpo comprido e refletivo de extrema singularidade. As imagens viralizam desde a quinta-feira (19), mas deixam uma “pulga atrás da orelha”. Afinal, que espécie é?

A publicação que exibe o peixe dá o que falar no Instagram. Ao BHAZ, a bióloga e especialista em saúde pública Daniela dos Santos explica que se trata, provavelmente, de um peixe-remo. Popularmente, ele é conhecido por “prever” desastres.

Pertencente à família Regalecidae, o animal habita águas com profundidade entre 200 e 1000 metros e está distribuído pelos oceanos, com exceção dos mares polares. Apesar de pouco visto em função do habitat, sua existência não chega a ser rara.

Pronto para a caça

Conforme a especialista, o peixe-remo mede aproximadamente 11 metros de comprimento e se alimenta de outros pequenos peixes. Além do corpo longo, plano e afilado, ele tem uma barbatana dorsal que o permite nadar e girar.

Você deve estar se perguntando: como o peixe se alimenta? Bem, a bióloga responde: “Seu perfil é ligeiramente côncavo, com uma boca ideal para filtrar krill e crustáceos da água. A posição vertical em que foi encontrado é típica de posição de caça de alimentos”, diz.

O vídeo do mergulho mostra o peixe nadando vagarosamente. Na realidade, ele passa seu tempo flutuando na vertical na coluna d’água para se camuflar e pegar suas presas! Apesar de morar nas águas profundas, costuma subir à zona de crustáceos para as refeições.

Presságio? Tem explicação!

Outra curiosidade com a repercussão das imagens são os buraquinhos nas laterais do corpo. Segundo Daniela, trata-se de feridas feitas por predadores, que acabaram cicatrizando com o tempo.

“Encontros com peixes-remo vivos são muito raros. Ocasionalmente, ele é encontrado lançado nas praias após tempestades ou perto da superfície quando ferido ou mesmo morrendo. Devido ao seu tamanho significativo, seus predadores são peixes maiores, incluindo tubarões”, explica a bióloga.

Muita gente tem a crença de que, quando o peixe-remo aparece, é um “indicativo” de acontecimento negativo. Daniela afirma que essa lenda de “presságio de fim do mundo” ocorre justamente porque ele é encontrado muito machucado ou até mesmo morto, já que é lançado na areia.

“A lenda de ser animal de presságio de fim do mundo é devido a ser encontrado geralmente muito machucado, morrendo e até morto nas praias após tempestades. Como a gente não encontra ele com facilidade por ele estar em águas profundas, causou estranheza nas pessoas. E o tamanho dele também, né”, finaliza.

Edição: Roberth Costa
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!