Pentágono divulga vídeos e aponta cerca de 400 encontros com OVNIs: ‘Queremos saber o que está por aí’

ovni abcnews
Painel na Câmara discutiu sobre imagens de OVNIs (Reprodução/abcnews)

Funcionários do alto escalão do Pentágono disseram a um painel da Câmara nos Estados Unidos, nessa terça-feira (17), que agora existem cerca de 400 relatórios de militares sobre possíveis encontros com OVNIs. Tendo assim um aumento significativo dos 144 rastreados em um grande relatório divulgado no ano passado pela comunidade de inteligência do país.

“Queremos saber o que está por aí tanto quanto você quer saber o que está por aí”, disse Ronald Moultrie, o principal oficial de inteligência do Pentágono, que também testemunhou na audiência.

Um oficial da Marinha também disse na audiência de terça-feira que os investigadores estão “razoavelmente confiantes” de que os objetos flutuantes em forma de pirâmide capturados em um vídeo militar vazado e amplamente visto eram provavelmente drones.

Essas imagens, que os militares confirmaram no ano passado serem autênticas, ajudaram a estimular o interesse em supostos OVNIs, também chamados de “fenômenos aéreos não identificados”, conhecidos como UAPs.

‘Ameaça potencial’

O deputado de Indiana André Carson, presidente democrata do Subcomitê de Contraterrorismo, Contrainteligência e Contraproliferação de Inteligência da Câmara, convocou essa audiência, a primeira em mais de 50 anos focada nos incidentes aéreos.

Os UAPs, disse Carson, “são uma ameaça potencial à segurança nacional e precisam ser tratados dessa maneira”. “Por muito tempo, o estigma associado aos UAPs ficou no caminho da boa análise de inteligência”, acrescentou. “Os pilotos evitavam reportar ou eram ridicularizados quando o faziam.”

O número de relatórios de UAPs aumentou para “aproximadamente 400”, um aumento significativo dos 144 entre 2004 e 2021 que foram rastreados no relatório do ano passado, de acordo com Scott Bray, vice-diretor de Inteligência Naval. Bray disse ao painel da Câmara que o aumento se deve a uma redução no estigma associado a dar um passo à frente para relatar tais incidentes após o relatório de 2021.

“Vimos um número crescente de aeronaves ou objetos não autorizados e/ou não identificados e áreas de treinamento de controle militar e áreas de treinamento e outros espaços aéreos designados”, disse Bray. “Relatos de avistamentos são frequentes e contínuos”, completou.

“Não posso apontar que seja algo que definitivamente não foi feito pelo homem, mas posso apontar vários exemplos que permanecem sem solução”, disse Bray, citando um vídeo de um incidente de 2004 no qual um piloto da Marinha gravou um incomum.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!