VÍDEO: Raio cai próximo à Casa Branca e mata três pessoas

raio casa branca
Raio desceu em parque da Casa Branca e atingiu quatro pessoas (Reprodução/@LindsayAWatts/Twitter)

Três pessoas morreram após serem atingidas por um raio, na última, próximo à Casa Branca, residência oficial da Presidência dos EUA, em Washington, D.C..

Duas das vítimas são um casal de idosos, que estavam em uma viagem para celebrar o aniversário de 56 anos de casados. O terceiro morto trata-se de um homem de 29 anos.

Segundo o The Washington Post, o raio atingiu o Lafayette Square, um parque público localizado ao norte da Casa Branca, na noite de quarta-feira (3).

Ao todo, quatro pessoas acabaram machucadas conta do fenômeno, conforme informou o porta-voz do Corpo de Bombeiros, Vito Maggiolo.

O Serviço Secreto dos Estados Unidos e a Polícia do Parque os Estados Unidos socorreram as vítimas. O casal de idosos e o homem de 29 anos receberam assistência ainda com vida.

Uma câmera meteorológica da Fox capturou o momento em que o raio desceu e passou pelo parque. Confira:

Idosos eram turistas em Washington

Entre as vítimas que morreram, estão Donna Mueller, 75, e o marido dela, James Mueller, 76, ambos aposentados. O casal estava em Washington como turistas para celebrar o aniversário de casamento.

Segundo uma das noras dos idosos, eles não tinham relação com nenhum dos outros atingidos.

A identidade da outra vítima que morreu acabou não sendo revelada durante o anúncio de sua morte pela polícia, na última sexta-feira (5).

A assessora de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre emitiu um comunicado sobre o acidente.

“Entristece-nos a perda trágica de vidas após a queda do raio que no Lafayette Park. Nossos corações estão com as famílias que perderam entes queridos, e nós estamos rezando por aqueles que ainda lutam por suas vidas”.

Esconder em árvores é altamente perigoso

De acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos, esconder-se embaixo de árvores durante uma tempestade é altamente perigoso.

Isso porque, quando uma árvore é atingida pela carga elétrica, a umidade e a seiva conduzem facilmente a eletricidade, levando-a para o solo ao redor da árvore.

O relâmpago foi após uma forte tempestade que varreu o distrito pouco antes das 19h daquela quarta-feira. Seis picos individuais de eletricidade atingiram o mesmo ponto do chão em meio segundo, conforme informou Chris Vagasky, analista da Vaisala, empresa que opera uma rede nacional de detecção de raios.

Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!