Salman Rushdie é atacado a facada em Nova York; quem é o romancista jurado de morte no Irã?

O romancista Salman Rushdie, que teve a morte requisitada pelo Irã, ainda em 1989, por conta de seu trabalho, foi alvo de um ataque em Nova York hoje (12). O ataque ocorreu durante uma palestra sobre liberdade artística na Chautauqua Instituion, no oeste do estado.

De acordo com a Polícia do Estado de Nova York, um policial estadual que estava presente no evento levou o agressor sob custódia. Já Rushdie foi socorrido e levado de helicóptero para um hospital. Ainda não há detalhes a respeito dos possíveis motivos para o ataque.

Quem é Salman Rushdie?

Rushdie nasceu em uma família indiana muçulmana e enfrentou ameaças de morte por conta do romance Versos Satânicos, que alguns muçulmanos dizem conter blasfêmias. O livro chegou a ser banido em muitos países com populações muçulmanas, após ser publicado em 1988.

Um ano após a publicação do livro, Ruhollah Khomeini, então líder supremo do Irã, pediu que os muçulmanos matassem o romancista. Ele, então, se escondeu por muitos anos. Em 1988, o governo iraniano disse que não apoiaria mais a morte dele, e, desde então, Rushdie tem levado uma vida relativamente aberta.

Repercussão

O ataque contra Salman Rushdie gerou diversas reações, a maioria delas de espanto tamanha violência. O grupo de defesa da liberdade de expressão do qual o romancista é ex-presidente, o PEN America, disse estar “se recuperando do choque e horror”, enquanto o senador Chuck Schumer, chamou o caso de “um ataque à liberdade de expressão e pensamento”.

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!