Segunda fumaça preta sai da Capela Sistina; votação será retomada à tarde

08/05/2025 às 07h41
Segunda fumaça preta no conclave que escolhe o substituto do Papa Francisco (Reprodução/Vaticano)

O segundo dia do conclave que elegerá o novo Papa começou com fumaça preta saindo da Capela Sistina, no Vaticano, sinalizando que ainda não houve consenso entre os cardeais nas duas primeiras votações do dia. A votação será retomada no início da tarde (horário de Brasília) desta quinta-feira (8).

Ainda hoje, fiéis da Igreja Católica ainda poderão ver o anúncio de um novo papa. Por volta das 12h30, ocorre a terceira rodada de votação do dia. Se o papa for definido, sairá fumaça branca. Se não for definido, não há liberação de nenhuma fumaça.

Já às 14h, tem início a quarta rodada de votação do dia. Se o papa for definido, sairá fumaça branca da chaminé da Capela Sistina. Se não houver definição, sairá fumaça preta.

A escolha mais rápida ocorreu em 1939, quando, no terceiro escrutínio, o Papa Pio Pio XII foi eleito. Os especialistas explicam que, geralmente, essa primeira rodada tem votos de “respeito” e “amizade”, sendo mais simbólica do que efetiva.

Para que um candidato seja eleito no conclave, é necessário o apoio de dois terços dos 133 cardeais — ou seja, 89 votos —, o que exige tempo e articulação entre os eleitores.

Quando um novo papa é escolhido, o fim da eleição é anunciado pela fumaça branca. Tanto a fumaça branca quanto a preta são produzidas pelo Vaticano pela queima das cédulas de votação dos cardeais.

A partir desta quinta-feira (8), as votações podem ocorrer em até quatro turnos por dia, com até duas emissões de fumaça. O segundo dia costuma ser decisivo — nos dois últimos conclaves, a escolha do novo papa aconteceu nessa fase.

O Vaticano transmite a cerimônia, ao vivo, no canal oficial da instituição no YouTube.

Quinta (8/5) – segundo dia de conclave

  • Por volta das 5h30: Primeira votação do segundo dia. Se o papa for escolhido, será anunciada com fumaça branca. Caso contrário, não haverá emissão de fumaça.
  • Por volta das 7h: Segunda votação do dia. Se houver definição, a fumaça branca sairá da chaminé da Capela Sistina. Se não, será emitida fumaça preta.
  • Por volta das 12h30: Terceira votação do dia. Caso o novo papa seja eleito, haverá fumaça branca. Caso contrário, nenhuma fumaça será liberada.
  • Por volta das 14h: Quarta e última votação do dia. Se houver consenso, a fumaça branca indicará a escolha. Se não, sairá fumaça preta da chaminé da Capela Sistina.

Redação BHAZ

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ