Pesquisadores encontram compostos cancerígenos em embalagens de fast food

batata frita mcdonalds
McDonald’s e Burger King estão entre as redes onde o composto foi encontrado (Pexels/Pixabay)

Uma pesquisa realizada por grupos em defesa do meio ambiente detectou a presença de substâncias cancerígenas em embalagens de fast food. O estudo analisou amostras das principais redes de alimentos e encontrou o composto cancerígeno em metade dos materiais utilizados. Burger King e McDonald’s estão entre os restaurantes que usam embalagens com a substância.

A análise faz parte de uma inciativa conjunta dos grupos estadunidenses Mind The Store e Toxic-Free Future. O relatório foi produzido a partir de 38 amostras, testadas para a presença de PFAs. Essas são substâncias produzidas pelo homem, para embalagens resistentes a água e gordura, mas que são associadas ao desenvolvimento de câncer.

Foram encontrados PFAs na embalagem do Whopper do Burger King, do Big Mac, dos cookies e batatas do McDonald’s e nos sacos de papel da Wendy’s. Além disso, redes de restaurantes focadas em alimentação saudável, como a Sweetgreen também apresentou altos níveis das substâncias nas embalagens de saladas.

No entanto, os resultados do estudo mostram que é possível embalar os produtos com materiais livres de PFAs. Aproximadamente metade das amostras não apresentou a presença dessas substâncias.

Os riscos dos PFAs

A exposição das pessoas aos alimentos contaminados por PFAs é grave, no entanto o problema não é novo e vai além das embalagens. Segundo o grupo Toxic Free Future, as substâncias são usadas em “uma míriade de outros produtos” e chegou a contaminar a água potável. A ONG afirma que milhões de estadunidenses consomem atualmente água contaminada por PFAs.

A organização também citou um alarmante estudo publicado por um consórcio de cientistas sobre os danos causados pelos compostos químicos. Os PFAs estão associados a vários tipos de câncer, doenças da tireoide, queda na fertilidade, alteração hormonal, aumento no colesterol, entre outros problemas.

As respostas dos restaurantes

Os restaurantes Sweetgreen e McDonald’s afirmaram à CNN que estão fazendo progresso para eliminar o composto das embalagens. Ao Business Insider, o Burger King garantiu que está trabalhando com os fornecedores para adotar uma solução ao problema.

Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!