VÍDEO: Tradição de Natal encerra desavenças com ‘trocação’ de socos; conheça

natal peru
Enquanto no Brasil o Natal é tempo de perdoar as diferenças, no Peru assuntos pendentes ou brigas são resolvidos com soco na cara (Takanakuy Perú Oficial/YouTube)

Enquanto no Brasil o Natal é tempo de perdão e fazer as pazes, no Peru a coisa muda de figura. Por lá, assuntos pendentes ou brigas são, literalmente, resolvidos com trocas de socos. Conheça a tradição Takanakuy.

A tradição natalina um tanto quanto peculiar se chama Takanakuy e é transmitida ao vivo no país com direito até a narração e a juiz. Em uma arena com dezenas de espectadores, os participantes “saem na porrada” com o objetivo de “promover a paz”.

Em um estudo antropológico, os pesquisadores Máximo Cumu Ttito e Alejandru Ttito Ticu explicam que na cidade de Santo Tomás, o ritual acontece entre homens, mulheres e até crianças que se confrontam com palmadas, pedras, chutes e socos por problemas e brigas que aconteceram ao longo do ano.

Pessoas de várias cidades comparecem a uma arena do município para brigar ou assistir as brigas alheias. “O ritual Takanakuy expressa um sentimento religioso do povo, mas relacionado à resolução de problemas”, diz o artigo científico.

Após a briga, os lutadores se abraçam e selam a paz. Veja abaixo um vídeo de um confronto da edição de 2023 do ritual:

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!