Três brasileiros estão desaparecidos após ataques em Israel

israel hamas
Quase 1000 pessoas morreram após ataques em Israel (Reprodução/Redes sociais)

Três brasileiros estão desaparecidos após os ataques em Israel. A informação foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores ao portal BHAZ. O país sofre com bombardeios e ataques terroristas do Hamas desde o último sábado (7).

Ainda de acordo com a pasta, outro brasileiro está internado no hospital. Ele mantém contato com o setor consular da Embaixada do Brasil. Todas as vítimas estavam no festival de música Universo Paralello, criado pelo pai de Alok, que acontecia em um distrito na Zona Sul de Israel. O local fica a cerca de 20 km da Faixa de Gaza. Até o momento, não há registro de brasileiros mortos.

Repatriação de brasileiros de Israel

Neste domingo (8), o Itamaraty divulgou uma operação para repatriar os brasileiros que desejam sair de Israel após os ataques, principalmente nas regiões onde os ataques aconteceram. Ao todo, seis aeronaves serão deslocadas para fazer a evacuação das pessoas:

  • Dois aviões KC-30, que têm capacidade para até 230 passageiros.
  • Dois KC-390, com capacidade para até 80 passageiros cada.
  • Dois VC-2, cedidos pela Presidência da República, que podem transportar até 38 passageiros cada.

Segundo o comandante da Aeronáutica, o brigadeiro Marcelo Damasceno, ainda neste domingo (8) o avião vai para a Itália para ficar mais próximo do país. Uma lista está sendo fechada e a expectativa é de que os primeiros voos de retorno ao Brasil aconteçam entre segunda (9) e terça-feira (10).

“As coordenações estão sendo feitas para que nós possamos trazer todos os nossos brasileiros que estão na região, aqueles que, logicamente, desejarem. Importante dizer que vários já estão se colocando em aeronaves comerciais, buscando a saída para uma remoção para países mais próximos”, explicou.

O formulário pode ser preenchido no site. Em Tel Aviv, um telefone para plantão está disponível: +972 (54) 803 5858. As pessoas também podem entrar em contato, por meio de WhatsApp com o Escritório de Representação em Ramala: +972 (59) 205 5510. Além disso, há o plantão consular geral do Itamaraty que pode ser contatado pelo: +55 (61) 98260-0610.

Ataques em Israel deixam quase 1.000 mortos

Por volta de 6h da manhã desse sábado (7), o Hamas começou a fazer ataques em Israel. Os bombardeios continuaram por todo o dia. Até a manhã deste domingo (8), as autoridades locais contabilizavam pelo menos 970 mortes. Destes, 600 foram em Israel e 370 são palestinos após revide israelense. Os governos confirmaram as informações no X (antigo Twitter).

Na publicação, Israel diz que “os terroristas do Hamas responsáveis ​​por esta atrocidade pagarão um preço elevado”. O primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, já pediu aos habitantes de Gaza que deixassem suas casas para fugir dos ataques que o país faria ao território palestino em resposta aos bombardeios.

João Lages[email protected]

Repórter no BHAZ desde setembro de 2023. Jornalista com 4 anos de experiência em veículos de comunicação. Fez cobertura de casos que têm relevância nacional e internacional. Com passagem pela RecordTV Minas, também foi produtor e editor de textos na Record News.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!