O candidato republicano Donald Trump venceu sua rival democrata Kamala Harris e garantiu votos suficientes para assumir o cargo de presidente dos Estados Unidos (EUA). A vitória de Trump foi anunciada por volta das 7h30 desta quarta-feira (6), depois que ele alcançou a marca de 277 dos 538 votos que compõe o Colégio Eleitoral – uma margem inalcançável por Harris, mesmo com a apuração das cédulas ainda em andamento em alguns estados.
A vitória marca o retorno de Trump ao cenário político, depois que o republicano perdeu a reeleição em 2020 para Joe Biden. Agora, com 78 anos, ele se torna a pessoa mais velha a assumir a Casa Branca e o primeiro presidente, em 132 anos – desde Gorver Cleveland – a cumprir dois mandatos não consecutivos no cargo.
O triunfo do republicano, projetado logo após a contagem de votos em Wisconsin, veio após vitórias em estados considerados decisivos, como Pensilvânia, Geórgia e Carolina do Norte. Durante a madrugada, Trump fez um discurso de vitória direto da Flórida, onde reafirmou seu compromisso com as promessas de campanha e pediu união entre os americanos.
Ao longo da campanha, o ex-presidente lidou com acusações criminais em processos que ainda estão em andamento, incluindo um caso de fraude contábil em Nova York e outra acusação federal envolvendo uma tentativa de reverter o resultado das eleições de 2020.