UFMG é a terceira melhor universidade do país em ranking dominado pela educação pública

ufmg
UFMG é uma das melhores universidades do Brasil (Amanda Dias/BHAZ)

A UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) é a terceira melhor universidade do Brasil, segundo ranking divulgado pela Times Higher Education. USP (Universidade de São Paulo) e Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) aparecem nas primeiras colocações, respectivamente.

O ranking é global, feito pela Times Higher Education, revista britânica especializada em educação. Na lista, constam 70 instituições brasileiras entre 1.662 instituições de 99 países.

O levantamento se baseia em 13 indicadores de performance, agrupados em cinco categorias: Ensino (ambiente de aprendizado), Pesquisas (quantidade, investimentos e reputação), Citações (influência e alcance da sua produção científica), Internacionalização (cooperação e intercâmbio de docentes e estudantes) e Indústria (capacidade de uma universidade de contribuir com o setor industrial por meio de inovações, invenções e consultorias).

O primeiro lugar do mundo, pelo sexto ano consecutivo, é a Universidade de Oxford, na Inglaterra. Logo depois, aparece a Caltech (Instituto de Tecnologia da Califórnia) e Harvard, ambas nos Estados Unidos.

Veja o Top 10 das universidades brasileiras:

  1. USP (Universidade de São Paulo)
  2. Unicamp (Universidade Estadual de Campinas)
  3. UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais)
  4. UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
  5. UFS (Universidade Federal de Sergipe)
  6. UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina)
  7. Unifesp (Universidade Federal de São Paulo)
  8. Unifor (Universidade de Fortaleza)
  9. PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)
  10. PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul)
Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!