Vacina da Pfizer contra a Covid-19 passa a ser recomendada para crianças de 5 a 11 anos nos EUA

vacinação criança
Vacina é segura e eficaz, segundo estudo da Pfizer (FOTO ILUSTRATIVA: Thomaz Silva/Agência Brasil)

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, sigla em inglês), órgão de saúde dos Estados Unidos, informou nessa terça-feira (2) que recomenda a imunização de crianças de 5 a 11 anos com a vacina da Pfizer contra a Covid-19. O órgão ressalta que os casos da doença em crianças podem resultar até mesmo em mortes. A expectativa é que a vacinação comece ainda esta semana no país.

O CDC lembrou da pesquisa feita pela Pfizer que mostra que a vacina é segura e eficaz nessa faixa etária. “Semelhante ao que foi visto em testes de vacinas para adultos, a vacinação foi quase 91% eficaz na prevenção de Covid-19 entre crianças de 5 a 11 anos. Nos ensaios clínicos, os efeitos colaterais da vacina foram leves, autolimitados e semelhantes aos observados em adultos e com outras vacinas recomendadas para crianças. O efeito colateral mais comum foi um braço dolorido”, destaca em nota divulgada no site.

A recomendação se estende a todas as 28 milhões de crianças neste intervalo de idade nos Estados Unidos. Isso permite que os pais ou responsáveis comecem a vaciná-las o mais rápido possível. O órgão lembrou que a imunização das crianças protege tanto a comunidade quanto elas mesmas.

“A vacinação de crianças ajudará a protegê-las de contrair Covid-19 e, portanto, reduzir o risco de doenças graves, hospitalizações ou desenvolver complicações de longo prazo com a Covid-19. Vacinar seus filhos pode ajudar a proteger eles contra a Covid-19, bem como reduzir as interrupções no aprendizado e nas atividades pessoais, ajudando a conter a transmissão na comunidade”, apontam.

Possíveis consequências da Covid em crianças

O órgão lembrou que crianças podem sofrer de casos graves da doença. “Os casos de Covid-19 em crianças podem resultar em hospitalizações, mortes, MIS-C (síndromes inflamatórias) e complicações de longo prazo, como “COVID longa”, em que os sintomas podem durar meses. A disseminação da variante Delta resultou em um aumento repentino de casos de Covid-19 em crianças durante o verão”, destaca, referindo-se ao verão do Hemisfério Norte.

Ainda segundo o CDC, durante um período de seis semanas no final de junho a meados de agosto, as hospitalizações por Covid-19 entre crianças e adolescentes aumentaram cinco vezes. O Centro também reforça que as vacinas contra a Covid-19 passaram – e continuarão a passar – pelo monitoramento de segurança mais intensivo da história dos Estados Unidos.

A diretora do CDC, Rochelle Walensky, reforçou a recomendação. “Sabemos que milhões de pais estão ansiosos para vacinar seus filhos e, com essa decisão, agora recomendamos que cerca de 28 milhões de crianças recebam a vacina contra a Covid-19. Como mãe, incentivo os pais com perguntas a falarem com o pediatra, enfermeira da escola ou farmacêutico local para aprenderem mais sobre a vacina e a importância de vacinar seus filhos”, disse.

Início da vacinação

A distribuição de vacinas pediátricas começou esta semana em todo o país, conforme o órgão de saúde. Ainda há planos de aumentar a capacidade total a partir da próxima semana. As vacinas estarão disponíveis em milhares de escritórios de provedores de assistência médica pediátrica, farmácias, centros de saúde qualificados pelo governo federal, entre outros locais.

Edição: Vitor Fernandes

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!