VÍDEO: Leões-marinhos perseguem turistas em praia após serem acordados para fotos

leões marinhos perseguem turistas
Leões-marinhos perseguem turistas em praia de San Diego (Reprodução/Redes sociais)

Banhistas de uma praia na Califórnia (EUA) precisaram sair do local após serem perseguidos por leões-marinhos. Os presentes tentaram se aproximar dos animais, para tirar fotos enquanto estavam dormindo, mas a recepção não foi nada divertida. Uma turista registrou o momento e o vídeo viralizou no TikTok, com mais de 8 milhões de visualizações.

O caso aconteceu na praia La Jolla Cove, na cidade de San Diego, na última sexta-feira (8). Nas imagens, a internauta Charlianne Yeyna mostra os turistas sendo perseguidos pelo animal. “Comecei a filmar porque era muito divertido ver todos os banhistas sendo puxados por esses leões-marinhos gigantes”, disse o autor do vídeo à NBC 7.

“Os leões-marinhos enormes estavam dormindo na praia e eu estava apenas observando-os e essa mulher chegou muito perto deles, cerca de 1 ou 2 metros de distância. Ela estava tentando tirar uma foto de perto, acabou acordando os animais e começaram a perseguir todo mundo”. Yeyna disse ainda que estava preocupada com a segurança dos turistas. Ela viu muitas placas alertando os visitantes para dar espaço às focas e leões-marinhos.

@favortown These sea lions made my day yesterday #california ♬ Apple bitten jeans beach boys 1964 – done4dayz

Mantenha distância

Um porta-voz do SeaWorld San Diego assistiu ao vídeo e disse que parece que o primeiro leão-marinho está realmente fugindo do segundo. “Você realmente só notaria se assistisse a muito tempo o comportamento de leões-marinhos, mas o fato de um pular na água e o outro fazer isso logo depois mostra que eles estão seguindo um ao outro”.

“As pessoas devem ser cautelosas e manter seu espaço a uma distância razoável”, disse o porta-voz. “Embora os leões-marinhos possam se aproximar dos visitantes ao longo da praia, é sempre recomendável que nós/o público não nos aproximemos e interrompamos seu comportamento”.

Assédio a animais

A praia de La Jolla Cove, onde ocorreu o incidente, está aberta aos banhistas durante todo o ano. Mas no ano passado, a Câmara Municipal de San Diego aprovou formalmente o fechamento sazonal da vizinha Point La Jollav de 1º de maio a 31 de outubro para a temporada de filhotes de leões-marinhos.

A mudança ocorreu após o fracasso dos esforços para educar o público sobre o comportamento apropriado e seguro em relação aos leões-marinhos. Os incidentes de assédio continuaram, e a Comissão Costeira da Califórnia orientou a cidade a tomar medidas de emergência e fechar Point La Jolla para a segunda metade da temporada de filhotes.

O fechamento cobre a costa rochosa conhecida como Point La Jolla da placa comemorativa de Conrad F. Limbaugh e Harold F. Riley – a Noroeste de La Jolla Cove – até o trampolim adjacente ao muro baixo de concreto, uma porção relativamente pequena do terreno rochoso adjacente ao Ellen Browning Scripps Park.

Edição: Roberth Costa
Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!