VÍDEO: Míssil atinge prédio residencial e destrói construção em Kiev, capital da Ucrânia

míssil atinge prédio residencial
Na capital da Ucrânia, as tensões persistem (Reprodução/Redes sociais)

A invasão das tropas russas na Ucrânia segue causando estragos desde a quinta-feira (24), quando o presidente Vladimir Putin anunciou guerra à nação rival. Na manhã desse sábado (26), um míssil atingiu um prédio residencial na capital Kiev, destruindo boa parte da estrutura do edifício. Nesse cenário, as forças ucranianas vêm mostrando resistência.

O vídeo compartilhado nas redes sociais exibe o momento exato em que o artefato bélico é disparado, entrando diretamente na construção. Como resultado, há um enorme clarão e um intenso estampido, que são sucedidos por um rastro de fumaça em toda a proximidade.

Veja abaixo algumas gravações que captaram o episódio:

Tanque russo esmaga carro de civil

Além do míssil que atingiu um prédio residencial, os danos relativos ao ataques em território ucraniano persistem. Pouco antes, na manhã dessa quinta-feira (25), um tanque militar da Rússia foi flagrado enquanto passava por cima de um carro. O veículo em questão era de um civil que, segundo a cidade de Alchevsk, sobreviveu e recebeu tratamento médico. De acordo com a imprensa local, o incidente ocorreu também em Kiev.

A força do poderio militar russa impressiona – e provoca temor – em todas as nações que acompanham o desdobramento da guerra. No vídeo a seguir, é possível ver o instante que o tanque atropela o carro em alta velocidade. O homem que conduzia o veículo ficou imobilizado nas ferragens e recebeu apoio da população, enquanto aguardava o resgate.

Rússia declara guerra contra Ucrânia

As invasões à Ucrânia começaram na madrugada dessa quinta-feira (24). Em discurso de anúncio sobre os avanços militares, Vladimir Putin afirmou que a nação que tentar atrapalhar seus planos sofrerá consequências nunca antes vistas. Além disso, disse estar pronto para “qualquer desenvolvimento” do cenário atual e recomendou que os civis ucranianos permaneçam em casa.

Pouco depois disso, explosões foram relatadas em diversos pontos do país. O encarregado de negócios da Ucrânia no Brasil, Anatoliy Tkach, confirmou ontem (25) que sete aviões foram abatidos, além de seis helicópteros, mais de 30 tanques e 130 veículos blindados. Até o momento da declaração, cerca de 800 soldados russos haviam morrido em decorrência do conflito bélico.

O líder ainda afirmou que a Ucrânia impôs a lei marcial, impedindo homens de 18 a 60 anos de deixarem o país durante o período. Os cidadãos na capital ucraniana foram também introduzidos a toques de recolher. “Neste momento, a guerra é para ocupar todo o território ou alguns territórios do nosso país, é uma guerra de grande escala”, disse Tkach.

A Ucrânia recebe hoje o apoio de países aliados como o Canadá, a Austrália, a União Europeia, os Estados Unidos e o Reino Unido. A Polônia, por exemplo, fez um empréstimo de 1 bilhão de dólares – o equivalente a mais de R$ 5,1 bilhões – ao governo ucraniano.

Com Agência Brasil

Edição: Roberth Costa
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!