VÍDEO: Após ingerir mel alucinógeno, ursa é resgatada e recebe nome

ursa mel alucinógeno
Ursa ficou visivelmente alterada após comer ‘mel louco’ (Reprodução/Redes sociais)

Uma filhote de urso marrom ficou desorientada após ingerir mel alucinógeno em um parque nacional em Duzce, Noroeste da Turquia, nessa quinta-feira (11).

Em vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver a ursa bastante inquieta, balançando e chorando na parte de trás de uma caminhonete. Isso tudo depois de ingerir o mel alucinógeno.

No momento do resgate, o animal estava visivelmente debilitado na floresta. O “mel louco” (“deli bal” em turco) é produzido em pequenas quantidades por apicultores nas montanhas Kaçkar, acima do Mar Negro. É uma espécie de mel da flor de rododendro que pode ter efeitos alucinógenos. Assista:

Segundo o The Guardian, o bichinho foi resgatado e batizado hoje com o nome de Balkız.

Uma pequena colherada sozinha ou tomada com água quente – ou leite fervido – é suficiente para induzir um estado levemente alucinógeno ou eufórico. Normalmente é tomado antes do café da manhã como um tratamento tradicional para hipertensão, impotência e várias outras condições.

Em excesso, no entanto, pode reduzir a pressão arterial a níveis potencialmente perigosos e induzir náuseas, desmaios, convulsões, arritmia e, em casos raros, a morte. Dezenas de pessoas por ano são internadas no hospital na Turquia por envenenamento por mel louco.

A ursa aflita foi levada a um veterinário e prontamente tratada. Autoridades disseram que o animal estava em boas condições e provavelmente seria solto na natureza nos próximos dias. O nome do animal foi escolhido após o Ministério da Agricultura da Turquia pedir sugestões pelo Twitter.

Edição: Roberth Costa
Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!