Will Smith dá tapa em Chris Rock durante o Oscar e Academia reage: ‘Não toleramos’

will smith
Apresentador fez uma piada com Jada Smith, esposa de Will Smith, que sofre de alopecia (Reprodução/Twitter)

A cerimônia do Oscar 2022, a mais famosa premiação cinematográfica do mundo, tem dado o que falar desde que Will Smith deu um tapa no comediante Chris Rock, na noite de ontem (27). A estrela de “Homens de Preto” reagiu depois que Rock fez uma piada de mau gosto sobre a esposa dele, a atriz Jada Pinkett Smith, que sofre de uma doença que causa queda de cabelo.

Enquanto Rock estava no palco para apresentar o vencedor de Melhor Documentário, contou uma série de gracejos sobre os artistas na plateia. Em dado momento, caçoou de Jada ao sugerir uma relação entra ela e o próximo filme de “G.I. Jane” – “Até o Limite da Honra”, estrelado por Demi Moore -, em que a protagonista tem a cabeça raspada.

Acontece que a esposa de Smith sofre de alopecia, condição autoimune que faz os cabelos caírem. Em resposta à fala de Rock, o vencedor de Melhor Ator por “King Richard” – que conta a história das irmãs Serena e Venus Williams – se levantou e desferiu um tapa nele. Por muito tempo, internautas e fãs da tradicional premiação não souberam dizer se a cena havia sido ensaiada pelos humoristas ou se Smith apenas decidiu defender a companheira.

Will Smith leva Oscar de Melhor Ator

Embora Rock tenha disfarçado seu constrangimento, Will Smith usou o momento de agradecimento – ao receber a estatueta – para se pronunciar. Ele pediu desculpas à Academia e a todos os colegas que presenciaram o tapa no apresentador. Ainda, aproveitou para dizer que “a arte imita a vida” e que, assim como Richard Williams, fez “coisas malucas pelo amor”.

“Quero pedir desculpas à Academia. Quero pedir desculpas aos meus colegas indicados”, começou. “Eu estou sendo chamado, na minha vida, para amar as pessoas e protegê-las. […] Eu sei que, para fazer o que fazemos, você precisa ser capaz de tolerar abusos e ouvir as pessoas falarem besteiras sobre você. Neste negócio, você precisa saber lidar com desrespeitos e tem que sorrir e fingir que tudo bem”, disparou, em alusão à “piada” de Rock.

Will Smith ainda mencionou uma conversa que teve com Denzel Washington, após o incidente. O ator teria acalmado o colega e o alertou: “No seu momento de maior grandeza, tome cuidado. É aí que o Diabo te procurará”. Ao final do discurso, Smith disse que espera ser convidado novamente em futuras premiações.

O que diz a Academia?

De acordo com a Variety, Chris Rock se recusou a registrar uma ocorrência policial contra Will Smith. O departamento de polícia de Los Angeles declarou que “se a parte envolvida desejar um relatório policial em uma data posterior, a LAPD [departamento policial] estará disponível para preencher um relatório investigativo”.

Por meio das redes sociais, a Academia se pronunciou e disse ser contra “qualquer forma de violência”. “Hoje à noite, tivemos o prazer de celebrar os vencedores do 94º Oscar, que merecem este momento de reconhecimento de seus colegas e amantes do cinema em todo o mundo”, declarou o perfil.

E o evento tem dividido opiniões até mesmo aqui, no Brasil. Enquanto alguns internautas afirmam que Will esteve com a razão, por defender a amada, outros pontuam que a violência não leva a nada. Muitos ainda temem pela carreira do ator, uma vez que ele se expôs e, possivelmente, será punido em virtude do tapa em Chris Rock.

‘Todo mundo odeia o Chris’

Grande parte dos usuários saiu em defesa de Smith e lamentou pela enfermidade de Jada, que causa a queda capilar. Algumas mulheres negras declararam que a alopecia provoca danos na autoestima, o que torna a brincadeira de Chris Rock cruel. Ainda, outros internautas brincaram que “todo mundo odeia o Chris”, em referência ao seriado norte-americano que conta a história real do humorista.

“O palco de stand-up está entre os lugares que mais ridicularizaram mulheres negras nos EUA. A piada clichê da ‘sua mãe é tão gorda…’ é só uma das formas de depreciar essas mulheres. É curioso como o horror à violência só se aplica ao tapa que o Will Smith deu…”, disse um internauta.

Confira parte da repercussão abaixo:

Edição: Vitor Fernandes
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!