Jornalista da Globo Minas processa emissora enquanto ainda trabalha na empresa

Aluisio Marques relata assédio moral vivido dentro da empresa (Reprodução/Redes sociais)

O repórter Aluisio Marques, da Globo Minas, entrou contra uma ação trabalhista no valor de R$ 725 mil contra a emissora. Ele alega que foi vítima de assédio moral e obrigado a trabalhar com Covid.

Segundo o jornalista, que trabalha na rede Globo desde 2015, além das funções de repórter, ele trabalhava como editor de texto, operador de teleprompter, editor de imagem e cinegrafista. Tudo isso sem remuneração adequada.

Aluisio Marques move o processo contra a empresa enquanto ainda está no quadro de funcionários. No momento, o jornalista está de férias. As informações são do portal NaTelinha.

A defesa de Marques alega ainda que a Globo enriqueceu às custas do trabalhador e também cita colegas do jornalista que ganhariam mais pelas mesmas funções. A Globo não comentou sobre as acusações.

Obrigado a trabalhar com Covid

Aluisio Marques também acusa a emissora de obrigá-lo a trabalhar com sintomas de Covi-19 durante a pandemia. O texto narra que o jornalista procurou o superior para relatar os sintomas, mas que foi orientado a continuar trabalhando normalmente, omitindo a informação dos colegas de redação.

Diante das negativas da equipe local, Marques teria ligado para a direção do Rio de Janeiro, que recomendou o afastamento imediato. O repórter. no entanto, relata que só foi liberado pela chefia de Minas Gerais horas depois.

O profissional relata ainda dificuldades até mesmo para ir ao banheiro. Segundo ele, houve ocasiões em que precisou de autorização da editora-chefe para usar o sanitário.

As situações chegaram a ser encaminhadas ao compliance da empresa, mas o jornalista não obteve retorno.

Isabella Guasti[email protected]

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!