TikTok
Youtube
X (Twitter)
Instagram
Facebook
Whatsapp

Câmara de BH aprova projeto que autoriza uso do sexo biológico como critério em esportes

05/05/2026 às 15h04
Câmara de BH aprova lei que permite uso de sexo biológico como critério em torneios esportivos
(FOTO ILUSTRATIVA: Banco de imagens/Pixabay)

A Câmara Municipal de Belo Horizonte aprovou, em 2º turno, o Projeto de Lei (PL) 591/2023, que autoriza organizadores de eventos e torneios esportivos na capital a utilizarem o sexo biológico como critério para participação de atletas. A votação ocorreu nesta segunda-feira (4), após ter sido adiada em abril.

De autoria da vereadora Flávia Borja (Pode), o projeto é defendido como uma forma de garantir “igualdade de condições” nas competições femininas. Segundo a parlamentar, a proposta busca corrigir o que ela classifica como uma “desvantagem biológica” enfrentada por mulheres cisgênero em disputas esportivas.

Na prática, o PL permite que federações, clubes, entidades desportivas e organizadores de torneios da capital tenham o direito de utilizar o sexo biológico como o critério exclusivo para definir quem pode ou não participar de suas competições.

Ao todo, foram 23 votos favoráveis, 10 contrários e 4 abstenções. Vereadores contrários argumentaram que a medida pode abrir espaço para discriminação contra pessoas trans. Já os defensores sustentaram que diferenças físicas, como força e estrutura corporal, justificariam a adoção do critério.

Agora, o texto segue para sanção ou veto da Prefeitura de Belo Horizonte.

Raul Costa

Graduando em Jornalismo pela UFMG e estagiário no BHAZ. Gosto jornalismo cultural, cultura pop e tudo que envolve contar boas histórias.

Raul Costa

Email: raul.gomes@bhaz.com.br

Estagiário do BHAZ

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ

Siga o BHAZ nas redes sociais

TikTok
YouTube
X (Twitter)
Instagram
Facebook
Whatsapp
Logo BHAZ