O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa, nesta terça-feira (11), da inauguração do centro de desenvolvimento de produtos de mobilidade híbrida-flex no Polo Automotivo Stellantis de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Programado para às 10h, o evento contará, também, com a presença do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.
Embora a inauguração oficial ocorra nesta terça-feira, o centro de desenvolvimento já funciona há pelo menos três meses. No final do ano passado, a Stellantis lançou seus primeiros modelos híbridos flex, os SUVs Fiat Pulse e Fastback. Ao longo de 2025, modelos do gênero de outras marcas do grupo — Jeep, Peugeot, Citroën e Ram — também deverão ser apresentados.
Segundo comunicado da presidência da República, o novo centro será responsável pelo desenvolvimento de motores a combustão de alta eficiência, além de tecnologias de eletrificação de baixa e alta voltagem. A montadora reforça que a unidade será a maior da América Latina.
Em março do ano passado, a Stellantis anunciou um investimento de R$ 30 bilhões no Brasil entre 2025 e 2030. O plano inclui o lançamento de 40 novos produtos no período e aposta em tecnologias voltadas à descarbonização, com foco na combinação de carros híbridos e movidos a biocombustíveis, como o etanol.
Para tanto, o presidente do braço sul-americano da montadora, Emanuele Cappellano, anunciou a contratação de 1,5 mil trabalhadores nas áreas produtivas das fábricas Betim e Porto Real, no Rio de Janeiro, no transcorrer de 2025.