Lygia Clark: Conheça obras da artista de BH no seu 95º aniversário

Lygia Clark
Lygia Clark Foto: Wikicommons

A pintora e escultora pós-modernista Lygia Clark, que nasceu em Belo Horizonte, completaria 95 anos nesta segunda-feira (23).

Aprendiz de figuras como Burle Marx e Fernando Léger, ela foi uma das figuras mais fortes da segunda metade do século passado nas artes plásticas, com importantes peças como a série “Bichos”. O Google homenageou a artista no Doodle de hoje.

“Lygia Clark cofundou o movimento neoconcretista no Brasil, e suas obras são pensadas para mudar, reposicionar e dobrar as configurações das obras pelo público. Esse esforço é uma tentativa de diminuir o espaço entre o artista e o observador”, explica o buscador.

“No fim de sua carreira, Clark evocou o poder de sua arte para a cura, e se tornou proponente e praticante da ‘arte-terapia’. O foco dela se voltou ao conhecimento do corpo, às sensações, à vida interna e às emoções”, completa a plataforma.

As obras de Lygia estão conservadas em uma exposição permanente feita pela associação que leva seu nome na internet.

Confira algumas das obras da artista

Bicho (1960)

Diálogo das mãos (1966)

Em si (1966)

Obra Mole (1964)

Casa Do Poeta (1964)

Lucas Negrisoli[email protected]

Lucas Negrisoli é jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), trabalha desde 2015 com comunicação. Tem passagem por veículos como Estado de Minas, Rádio UFMG Educativa e O TEMPO em coberturas de economia, tecnologia, política e cidades. É editor do BHAZ desde outubro de 2023.