A ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDCH), Macaé Evaristo, lançou neste sábado (15), em Belo Horizonte, a campanha de Carnaval 2025 “Pule, Brinque e Cuide — Unidos pela proteção de crianças e adolescentes”. O evento ocorreu durante o ensaio do bloco Todo Mundo Cabe no Mundo, realizado no bairro Santa Efigênia, região Leste da capital mineira.
A campanha pretende não apenas combater o trabalho infantil e a violência sexual, mas também promover a cultura do respeito e fortalecer os canais de denúncia e fiscalização durante o período festivo. A ação é uma medida proposta por vários movimentos que lutam pela causa dos direitos da criança e do adolescentes com o MDCH.
Veja também
“Queremos levar esse alerta para todas as famílias e convidar os governos a construírem espaços protegidos para as crianças. A campanha envolve ações em rodoviárias e aeroportos, orientando os foliões a adotarem um olhar atento e cuidadoso”, destacou a ministra durante o evento.
Fiscalização
Além disso, entre as ações previstas estão a prevenção e fiscalização de álcool, tabaco e entorpecentes por menores de idade; a ampliação dos mecanismos de proteção, com a divulgação de canais de denúncia como o Disque 100; e a sensibilização de pais e responsáveis sobre cuidados essenciais durante o Carnaval por meio de camisas, cartazes, folders, leques e adesivos. “Caso alguém veja alguma violação dos direitos dessas crianças e adolescentes, é muito importante acionar as autoridades”, reiterou Macaé.
Bloco Todo Mundo Cabe no Mundo
Fundado pelo escritor e artista mineiro Marcelo Xavier, o bloco Todo mundo Cabe no Mundo é uma agremiação que defende a diversidade e a inclusão, composto por pessoas com deficiência. A iniciava propõe um Carnaval democrático para que todos curtam a folia.
O bloco, que desfila desde 2016, fará seu cortejo neste Carnaval no dia 2 de março, sábado da folia. A concentração acontece às 9h, na rua Piauí, 628, no Santa Efigênia. A bateria é aberta para todos que desejam tocar, desde os ensaios até o desfile.