Quase cinco horas após a divulgação dos resultados, o deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos) se manifestou sobre a derrota nas eleições à prefeitura de Belo Horizonte. Em post no Instagram, o candidato agradeceu equipe e eleitores pela confiança na candidatura e afirmou que seguirá lutando por uma cidade mais “justa e digna”. Mauro fica fora do segundo turno em BH após liderar as pesquisas de intenção de voto durante a maior parte do período eleitoral.
“Fui ouvir as pessoas nas 9 regionais da cidade. Do Barreiro à Venda Nova. Da Pampulha à Centro-sul. Regional Leste, Regional Oeste, Regional Norte, Regional Noroeste, Regional Nordeste, conversei com a cidade toda. E foi ouvindo o povo, que montamos nosso plano de governo e, mais que isso, um projeto de futuro para nossa cidade”, começou Tramonte na nota. “Agradeço, profundamente, a cada um de vocês que acreditou na nossa candidatura e nos confiou o seu voto. Nos confiou a sua esperança”.
O deputado também direcionou agradecimentos à sua vice, a ex-secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luisa Barreto. “Minha parceira nessa caminhada, que tanto me ajudou”, disse. “E pra você Belo Horizontino que ama tanto a nossa querida BH, fica aqui o meu abraço e o meu melhor muito obrigado”, completou, antes de reafirmar o compromisso como deputado da Assembleia Legislativa do estado. “Podem contar comigo, sempre!”, finalizou.
Com 192.991 votos, equivalentes a 15,22% da apuração, Mauro Tramonte terminou a corrida eleitoral na terceira posição, atrás de Bruno Engler (PL) e Fuad Noman (PSD), que disputarão o segundo turno em BH em 27 de outubro. Até 30 de setembro último, o candidato do Republicanos liderava as pesquisas de intenção, com aproximados 27% dos votos totais. Já nas vésperas das eleições, as previsões indicavam empate triplo entre ele, Engler e Fuad. A colocação de Mauro foi recebida com surpresa neste domingo (6).
Engler x Fuad em BH
Com 100% das urnas apuradas, os resultados confirmam que Bruno Engler e Fuad Noman disputarão o segundo turno das eleições para prefeito de Belo Horizonte. Engler conquistou 34,38% e Noman terminou com 26,54% dos votos válidos. Veja abaixo a apuração de todos os candidatos.
Os eleitores belo-horizontinos deverão voltar às urnas no fim do mês, em 27 de outubro. A segunda votação será necessária já que nenhum dos candidatos ao executivo municipal alcançou mais de 50% dos votos válidos no primeiro turno. Unificado em todo o país, o horário de votação do próximo dia 27 será o mesmo deste sábado: das 8h às 17h.
Resultados parciais da apuração:
- Bruno Engler: 34,38%
- Fuad Noman: 26,54%
- Mauro Tramonte: 15,22%
- Gabriel Azevedo: 10,55%
- Duda Salabert: 7,68%
- Rogério Correia: 4,37%
- Carlos Viana: 1,00%
- Indira Xavier: 0,19%
- Wanderson Rocha: 0,05%
- Lourdes Francisco: 0,02%
Confira os perfis de Bruno Engler e Fuad Noman aqui.
Belo Horizonte rejeita nova bandeira
Os eleitores de BH também votaram contra a adoção de uma nova bandeira para a capital mineira. Com 75% das urnas apuradas, já é possível antever o resultado do referendo que definia a nova bandeira.
Neste ano, os eleitores de Belo Horizonte, além dos votos para prefeito e vereador, votaram para definir se a cidade adotaria uma nova bandeira.
Uma proposta de substituição da bandeira tramitou na Câmara de BH em 2023, mas para passar a valer o novo símbolo um referendo popular deveria chancelar a escolha nas eleições 2024.
A proposta de substituir a bandeira foi definida depois de o designer gráfico Gabriel Figueiredo criar a nova identidade e apresentá-la nas redes sociais. Após ganhar a internet, vereadores apresentaram um projeto para substituí-la.
A nova proposta trazia símbolos de BH através do seu design. O céu era retratado pela cor azul, a Serra do Curral pela cor verde e o sol finaliza a bandeira.
Com o resultado, BH mantém a atual bandeira. O formato foi instituído por lei em 1995 e consiste na aplicação do brasão oficial da cidade em um fundo branco.