Mastologista de Itabira acusado de abusar de pacientes vira réu

27/02/2025 às 09h30
Médico denunciado por abusar sexualmente de ao menos 10 mulheres é indiciado pela PC
Médico trabalhava no Hospital Nossa Senhora das Dores, em Itabira, região Central de MG. (Reprodução)

A Justiça de Minas Gerais aceitou, nessa terça-feira (25), a denúncia do Ministério Público (MPMG), e tornou réu o médico mastologista Danilo Costa, de 46 anos, por crime contra a dignidade sexual. Ele é acusado de abuso sexual contra 15 mulheres, entre elas, pacientes e colegas de trabalho em um hospital de Itabira, na região Central do estado.

No último dia 17, o médico foi indiciado pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG). Entre as vítimas estão nove pacientes e seis colegas de trabalho em Itabira e Barão de Cocais.

O delegado responsável pelo inquérito, João Martins Teixeira, destacou que, ao longo das apurações, foram ouvidas não somente essas mulheres, mas também colegas de trabalho do suspeito. O processo transmita em segredo de Justiça.

Entenda

Danilo foi preso em 4 de fevereiro, suspeito de estuprar uma paciente de 52 anos durante uma consulta para tratamento de câncer.

Conforme as investigações, em um dos casos, laudos periciais confirmaram a presença de Antígeno Específico da Próstata (PSA) no corpo da vítima — uma proteína produzida pelas células epiteliais da próstata. O resultado indicou a presença de material biológico compatível com o suspeito, que teria feito vasectomia anteriormente.

Em nota, o Hospital Nossa Senhora das Dores informou que afastou o médico assim que soube da primeira denúncia, no último dia 25, e que está cooperando com as autoridades na investigação. O comunicado ainda destaca garantia de acompanhamento às pacientes um processo administrativo interno para apurar os atos. Um novo médico vai ser indicado para assumir os atendimentos.

“O HNSD reitera seu compromisso com a ética, o respeito e a segurança de suas pacientes. A instituição deixa claro desta forma que não tolera nenhuma conduta inadequada dos seus profissionais e assegura que todas as medidas cabíveis estão sendo adotadas para a completa elucidação do ocorrido. O hospital não compactua com atitudes de qualquer natureza que possam causar dano aos seus pacientes”, completa.

Diretor do hospital é investigado

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) também investiga o diretor do hospital onde Danilo trabalhava, após denúncias de abuso sexual contra funcionárias e pacientes da unidade de saúde.

Ana Magalhães

Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi estagiária do Jornal Estado de Minas e do programa Agenda da Rede Minas de Televisão. Repórter do BHAZ desde agosto de 2024.

Ana Magalhães

Email: [email protected]

Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi estagiária do Jornal Estado de Minas e do programa Agenda da Rede Minas de Televisão. Repórter do BHAZ desde agosto de 2024.

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ