O que você fazia quando tinha 11 anos de idade? A maioria das pessoas diria que dividia o tempo entre escola e muita diversão. Só que para o pequeno Douglas, de Salvador (BA), a brincadeira de criança virou sinônimo de criatividade!
Douglas Bispo, 11, está dando o que falar nas redes sociais depois que suas criações começaram a repercutir na web. Com materiais recicláveis, o garoto constrói brinquedos engenhosos e conquistou os internautas com seu talento. As construções renderam a ele o apelido de “engenheiro mirim”.
Em um perfil no Instagram, monitorado pela mãe, Daniela Souza, de 37 anos, ele compartilha seus projetos. Um dos mais recentes ganhou a admiração de muitos. Utilizando papelão e palitos de picolé, Douglas construiu um volante com pedais que simulam a estrutura de um carro. E o melhor: toda a engenhoca funciona acoplada a um controle de vídeo game. Dá uma olhada:
Tecnologia de milhões
Em conversa com o BHAZ, a mãe de Douglas, Daniela, contou que o talento do menino se manifestou desde cedo. “Ele desde os 6 anos sempre criava com papelão e palito de picolé. Ele fazia barquinho, maquininha de cartão de crédito, tudo com material reciclável”, explica.
Quando teve a ideia de construir o volante, ele procurou a mãe para contar que iria produzir “uma tecnologia” e Daniela ofereceu todo o apoio necessário para dar vida ao projeto do filho. “Eu fiquei até assustada, porque nunca tinha ouvido ele usar essa palavra. Mas aí eu fui com ele pegar caixas de papelão na rua, comprei bastão de cola quente, isso tudo”.
Ao ver a produção finalizada, a dona de casa diz que se surpreendeu: “Eu disse ‘menino, você botou isso para funcionar mesmo!’ Fiquei impressionada quando eu vi o negócio funcionando e aí quando eu postei foi o maior sucesso”, conta animada.
E o sucesso foi tanto, que chamou a atenção de uma pessoa especial. A jogadora de futebol Cristiane Rozeira, que fez parte da Seleção Brasileira, enviou uma mensagem a Douglas, parabenizando-o pela iniciativa.
“Ele tá muito feliz mesmo. Hoje mesmo ele já chorou porque a Cristiane mandou mensagem para ele. Aí ele ficou tão emocionado e dizia ‘mãe, eu não tô acreditando’. A gente é humilde e com as mensagens, curtidas, ele fica muito feliz”, completa.
Quando crescer…
Apesar do talento nato, a mãe explica que Douglas sonha em ser policial quando crescer. Só de pensar, ela já fica de “cabelos em pé” com preocupação. “As vezes eu penso que Deus podia fazer ele esquecer, porque é muito perigoso esse negócio de polícia”, brinca.
Mas seja qual caminho escolher, uma coisa é certa: Douglas tem um futuro brilhante pela frente!