Minas Gerais enfrentará, nos próximos dias, uma sequência de chuvas intensas, com volumes que podem ultrapassar 140 mm em algumas regiões. A previsão, divulgada pelo Simge (Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais), órgão do governo do estado, é válida para a próxima sexta-feira (8) e sábado (9).
De acordo com Heriberto dos Anjos, meteorologista do Simge, as chuvas intensas são resultado do deslocamento de uma frente fria, que traz umidade e instabilidade para grande parte do território mineiro.
“A expectativa é que o maior acumulado ocorra entre a tarde de sexta-feira e ao longo do dia de sábado, atingindo áreas do Sul de Minas, Campo das Vertentes e a faixa Leste do estado. Em regiões como a Zona da Mata, o Vale do Rio Doce e o próprio Sul, os volumes podem variar entre 80 e 130 mm”, explica.
No extremo Sul de Minas Gerais, o volume pode atingir a marca dos 140 mm.
A previsão vale também para Belo Horizonte e Região Metropolitana, onde o tempo deve permanecer fechado e instável, com chuvas significativas ao longo do fim de semana. Para o domingo, dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) há previsão de chuvas de até 80 mm na faixa Norte do estado.
Ainda conforme o especialista, a possibilidade de volumes superiores a 100 mm acende o alerta para o risco de inundações, enchentes e alagamentos em várias áreas do estado.
“Em caso de perigo, a Defesa Civil orienta que a população adote medidas de proteção, evite se arriscar em áreas alagadas e busque refúgio em locais seguros. Nos casos de emergência, é possível acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193”, completa.
Chuva forte: proteja-se!
- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
- Atenção especial para áreas de encostas e morros.
- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.