Um acidente envolvendo um ônibus, um carro e uma carreta matou ao menos 38 pessoas e deixou feridos, na madrugada deste sábado, na BR-116, próximo a Teófilo Otoni, no Vale do Rio Mucuri. Segundo o Corpo de Bombeiros, o coletivo, que levava 45 pessoas, pegou fogo após a batida na altura do KM 286. O ônibus saiu de São Paulo ontem (20) e seguia para Vitória da Conquista, na Bahia.
De acordo com a corporação, existem duas versões com base em relatos de testemunhas. A primeira seria de que o pneu do ônibus estourou, o motorista perdeu o controle da direção e bateu na carreta. O carro, que estava atrás do ônibus, não conseguiu frear e parou debaixo da carreta. Já a outra versão aponta que um bloco de granito teria caído do caminhão e atingido o ônibus. Ainda, conforme os bombeiros, somente a perícia vai confirmar a versão verdadeira.
Nove feridos foram levados por equipes do Samu para hospitais da região, mas um deles morreu já no pronto-socorro. As outras oito pessoas resgatadas estão em estado grave.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o ônibus estava em situação regular. O motorista do coletivo está entre os mortos.
Por volta das 13h00, o trânsito foi liberado nas duas pistas

Vídeo mostra veículos em chamas durante acidente com ônibus que deixou dezenas de mortos Minas Gerais pic.twitter.com/RA5FU4kWz8
— BHAZ (@portal_bhaz) December 21, 2024
No final da manhã, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, usou o perfil que mantém no X para se pronunciar sobre o acidente. “Determinei mobilização total do @governomg no atendimento às vítimas e suporte aos familiares no trágico acidente na BR-116, em Teófilo Otoni. Nossas Forças de Segurança trabalham sem interrupção desde a madrugada e ao longo dessa manhã para atender com agilidade a ocorrência” disse o chefe do executivo mineiro.
“Imediatamente, coloquei as aeronaves do Gabinete Militar do Governador à disposição para fazer o deslocamento das equipes de Trabalho e Apoio para reforçar o atendimento em Teófilo Otoni”, afirmou Zema, que se solidarizou com vítimas, familiares e amigos.
Empresa de viação de manifesta
A EMTRAM, empresa responsável pelo ônibus envolvido no acidente, divulgou nota nesta manhã. “A empresa se solidariza com as vítimas e seus familiares e informa que está empenhando máximo esforço para auxiliar as pessoas envolvidas e seus familiares, oferecendo e providenciando todo o apoio necessário, inclusive acompanhamento psicológico”, diz a nota.
A empresa ressaltou que colabora “com as autoridades para a averiguação das causas do acidente, ainda desconhecidas”.