O Corpo de Bombeiros resgatou um jovem , de 13 anos, que ficou preso em um rio durante uma cabeça d’água, na cidade de Além Paraíba, na Zona da Mata. O caso, registrado em vídeo, ocorreu na tarde dessa terça-feira (3).
De acordo com a corporação, o adolescente tentava atravessar o Rio Limoeiro, quando ficou com uma das pernas presas às rochas. Como chovia forte no momento, o nível do rio se elevou rapidamente em poucos minutos.
Uma equipe dos bombeiros, que estava por perto, deslocou-se rapidamente até o local. Os militares realizaram duas ancoragens para conseguir entrar na água e realizar o resgate.
Uma das ancoragens foi feita na ponte, de maneira que a corda ficasse paralela à correnteza. A segunda, foi feita pela lateral do rio, e foi usada para a retirar a vítima e possibilitar que o comandante da guarnição coordenasse os demais militares e enviasse os equipamentos necessários.
Dificuldade no resgate
Os bombeiros relataram bastante dificuldade para realizar o resgate, devido a correnteza que “não parava de aumentar”. Depois de muito esforço, os militares conseguiram se aproximar do jovem. Um deles passou um anel de fita pelo tórax da vítima, de maneira a permitir que ela relaxasse o corpo em segurança, já que “estava exausta”.
Com o aumento da força da água, um dos bombeiros sofreu pequenos cortes no braço e na barriga, ao tentar proteger o adolescente das pedras. Após controlar a situação, eles conseguiram liberar a perna da vítima e foram puxados de volta para a margem do rio.
Foi constatado hipotermia leve e um pequeno machucado na perna esquerda do jovem. Ele foi conduzido ao Hospital São Salvador para uma melhor avaliação de suas condições físicas e psicológicas.