Aeronave que buscava paciente de Covid sofre acidente em Diamantina

aeronave paciente covid-19 cai
Aeronave caiu quando pousava no município de Diamantina (Reprodução/Redes sociais)

Uma aeronave que estava vindo de São Paulo para buscar um paciente de Covid-19 em Diamantina, na região Central de Minas Gerais, sofreu um acidente no aeroporto Juscelino Kubitschek, no momento do pouso. O incidente ocorreu na manhã de hoje (2), antes das 9hrs. As quatro pessoas que estavam no voo já foram retiradas do avião e socorridas pelos bombeiros e Samu. Ninguém, no entanto, ficou gravemente ferido, conforme as autoridades: três tiveram machucados leves e uma sem nenhum ferimento.

aeronave buscava paciente covid acidente
Imagens da aeronave após acidente (Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Segundo as informações repassadas aos bombeiros, o acidente ocorreu durante o pouso na cabeceira da pista no aeroporto. A aeronave de pequeno porte, que atua no transporte aeromédico, teria saído na pista. Os envolvidos no acidente são uma médica, Amanda Gabriela Dourado, um enfermeiro, João Carlos Barbosa, o piloto, Mauricio de Carvalho, e um copiloto, Eduardo Valim Macena, que foi a vítima mais instável.

O enfermeiro e o piloto foram atendidos pelos bombeiros, e a médica e copiloto, pelo SAMU. Eles já foram encaminhados à unidade a uma hospitalar da cidade, o Hospital Santa Casa de Diamantina. As turbinas foram mantidas ligadas, ainda por volta das 11hrs, para consumir todo o combustível no tanque e realizar a prevenção de incêndio e explosão. Os militares monitoravam a aeronave e agora as turbinas já se encontram desligadas, sem risco de explosão ou incêndio.

aeronave buscava paciente covid acidente
Imagens da aeronave após acidente (Corpo de Bombeiros/Divulgação)

A Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) e a Aeronáutica também foram acionadas. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) orientou a não retirada de objetos de dentro da aeronave, o isolamento do local e a permanência de uma autoridade pública constantemente, até a chegada da perícia especializada. A PCMG (Polícia Civil de Minas Gerais) não foi até o local devido a falta de indícios de crime.

aeronave buscava paciente covid acidente
Imagens da aeronave após acidente (Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Ainda segundo os bombeiros, a aeronave é da Brasil Vida Taxi Aéreo, uma empresa especializada na prestação de serviços de transporte aeromédico e fretamento aéreo executivo com sede em Goiânia (GO). O avião é um jato Learjet modelo 31A, fabricado em 1995 e tem capacidade para dez pessoas. O Corpo de Bombeiros finalizou os seus trabalhos e deixou a cena aos cuidados da Polícia Militar e Guarda Municipal.

aeronave buscava paciente covid acidente
Bombeiros foram mobilizados (Corpo de Bombeiros/Divulgação)

A empresa aérea, por meio de nota, afirmou que “o jato possui todas as certificações e autorizações necessárias válidas junto à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil)” e que “opera com manutenção rigorosamente em dia”. Ainda afirmou estar prestando todo o suporte aos passageiros: Permanece a disposição das autoridades para colaborar com as informações que forem necessárias”, disse, em trecho do comunicado (leia na íntegra abaixo).

aeronave buscava paciente covid acidente
Imagens da aeronave após acidente (Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Nota da Brasil Vida Táxi Aéreo

A Brasil Vida Taxi Aéreo informa que houve ocorrência com uma de suas aeronaves, neste sábado (2). O Learjet 31A, que viajava com piloto, copiloto, enfermeiro e médica, saiu da pista no momento da aterrisagem, no Aeroporto de Diamantina, em Minas Gerais.

O jato possui todas as certificações e autorizações necessárias válidas junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), portanto, perfeitamente apto a operar em qualquer parte do Brasil. O avião opera com manutenção rigorosamente em dia, sob responsabilidade de empresa devidamente certificada.

A empresa foi contratada para uma missão particular no município e enviou outro avião para o atendimento – que já foi realizado. Não havia passageiros a bordo.

Parte da equipe sofreu ferimentos leves e está sendo transferida para Goiânia em uma aeronave enviada pela empresa.

A empresa comunicou a Aeronáutica sobre o evento, a quem caberá determinar a causa do acidente.

A empresa está prestando todo suporte aos colaboradores que viajavam a trabalho, bem como permanece a disposição das autoridades para colaborar com as informações que forem necessárias.

Um responsável da empresa já está no local para tomar as decisões cabíveis.

Edição: Thiago Ricci

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!