Alerta vermelho: Cidades de Minas Gerais estão sob grande perigo de tempestade, avisa Inmet

alerta tempestade
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alerta para o risco de tempestades em municípios mineiros (Amanda Dias/BHAZ)

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu neste sábado (13) alerta vermelho, o mais elevado da escala, para grande perigo de tempestade em cidades de Minas Gerais. Parte do Rio de Janeiro e do Espírito Santo também estão na área possivelmente afetada.

Segundo o Inmet, a previsão vale entre meio-dia de hoje até às 10h de amanhã (14). A chuva esperada é superior a 60 milímetros por hora ou acima de 100 milímetros por dia. O órgão alerta para a possibilidade de alagamentos e transbordamentos de rios, além de deslizamentos de encostas em cidades onde há áreas de risco.

A orientação é para desligar os aparelhos elétricos durante as tempestades e permanecer em local seguro. Ao todo, 63 cidades situam-se no perímetro do alerta vermelho. A capital carioca não é uma delas. No entanto, cidades relativamente próximas como Teresópolis e Cachoeiras de Macacu podem ser afetadas.

Veja as cidades que podem ser afetadas em Minas Gerais:

Além Paraíba;
Antônio Prado de Minas;
Barão de Monte Alto;
Estrela Dalva;
Eugenópolis;
Laranjal;
Leopoldina;
Muriaé;
Palma;
Patrocínio do Muriaé;
Recreio;
Santana de Cataguases;
Tombos;
Volta Grande

Alerta laranja abrange BH

Além disso, o Inmet emitiu também um alerta laranja, que significa perigo, para quase todo o restante do estado fluminense. A previsão é de chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou entre 50 e 100 milímetros por dia. Também há possibilidade de ventos intensos, que podem alcançar até 100 quilômetros por hora, causando riscos de corte de energia, queda de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A área colocada em alerta laranja abrange toda a região metropolitana do Rio de Janeiro e também de Belo Horizonte. O perímetro engloba metade do território de Minas Gerais e alcança ainda uma pequena porção do leste de Goiás. Ao todo, há 732 municípios nessa área.

Outro alerta laranja foi emitido pelo Inmet para municípios do norte do país. A área inclui boa parte do Amazonas e do Pará, alcançando ainda o oeste do Maranhão. Pequenas porções no norte do Tocantins e no sudeste do Amapá também podem ser afetadas, totalizando 284 cidades em alerta.

Com Agência Brasil

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!