Aluno mineiro é impedido de acessar notas e colégio terá que pagar indenização

colegio
Um colégio de Uberaba, no Triângulo Mineiro, foi condenado a indenizar um estudante em R$ 6 mil por danos morais (FOTO ILUSTRATIVA: Amanda Dias/BHAZ)

Um colégio de Uberaba, no Triângulo Mineiro, foi condenado a indenizar um estudante em R$ 6 mil por danos morais. A mãe do aluno ajuizou uma ação em nome dele depois que o colégio negou ao menino a consulta às notas por estar inadimplente.

A mãe afirmou que o menino, à época com 11 anos, sofreu constrangimento a ponto de nem querer ir às aulas, e sentiu-se envergonhado diante de professores e colegas por não ter recebido os boletins.

A mulher disse que a negativa de acesso aos resultados teria sido motivada por pendências no pagamento da mensalidade do colégio. Além disso, todas as tentativas de negociação com a instituição de ensino foram frustradas. 

Segundo a mãe, a escola criou dificuldades porque o contrato foi assinado pelo marido, falecido à época. O colégio se defendeu alegando problemas na plataforma de consulta das notas e que o acesso do estudante foi bloqueado de forma automática após quase dois anos de inadimplência.

Segundo a escola, o sistema interpretou a falta de pagamento como abandono por parte do aluno, e não havia elementos que caracterizassem o dano moral. Estes argumentos não convenceram a juíza da 6ª Vara Cível da Comarca de Uberaba, que concedeu a indenização.

A instituição recorreu da decisão, mas o relator, desembargador Marco Aurelio Ferenzini, manteve a decisão de 1ª Instância. Segundo o magistrado, a suspensão de provas escolares, a retenção de documentos ou a aplicação de quaisquer outras penalidades pedagógicas por motivo de inadimplemento são proibidas.

Com TJMG

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!