Alunos do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) de Betim, na Região Metropolitana de BH, vão receber uma bolsa de fomento à pesquisa voltada para ciência e tecnologia. O anúncio vai ser feito pela ministra do Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, na tarde desta segunda-feira (14).
Durante evento na Prefeitura de Belo Horizonte, a chefe da pasta adiantou detalhes do projeto. Segundo a representante do Governo Lula, 10 estudantes e um professor vão ser contemplados.
“Eles vão ter acesso ao laboratório mão na massa, que é laboratório de micro-atômica, para construir robô e entender como funciona o planeta. Aspectos que podem difundir a ciência e a base científica”, detalhou.
O programa federal distribui recursos via edital. Ao todo, o projeto tem orçamento previsto em R$ 200 milhões para todo o país.
Durante uma reunião com o prefeito de BH, Álvaro Damião, a ministra sinalizou a vontade de levar a iniciativa também para a capital mineira. O chefe do Executivo municipal disse que vai ser mobilizar para conseguir todos os recursos possíveis com o Governo Federal.
“Todos os projetos de Ciências e Tecnologia que o país puder oferecer, Belo Horizonte tem que estar apta a recebê-los. Temos que oferecer tecnologia para as crianças no contraturno escolar. O que a gente percebe claramente é que estamos em uma nova geração. Ela requer muito mais informação através da tecnologia”, declarou o político.