Após 942 dias de buscas, bombeiros localizam corpo de vítima da tragédia em Brumadinho

vítima brumadinho encontrada
Corpo foi encontrado próximo à comunidade de Córrego do Feijão (Amanda Dias/BHAZ)

Mais uma vítima do crime ambiental da Vale em Brumadinho foi encontrada hoje (24), nas proximidades da comunidade de Córrego do Feijão. Desde janeiro de 2019, somando 942 dias de operação, os bombeiros trabalham no local para encontrar as vítimas desaparecidas – chamadas pelos bombeiros de joias – e devolvê-las às famílias que ainda não tiveram a oportunidade de se despedir.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima aparentemente é um homem, de idade não identificada. Os bombeiros encontraram o corpo por volta das 16h45, na região do Remanso 1.

Conforme a corporação, pelo estado de integridade de corpo, há grande possibilidade de se tratar de uma nova identificação, ou seja, pode ser um fragmento diferente dos mais de 800 que a perícia já trabalha para tentar identificação pelo material genético. Mas isso só poderá ser concluído depois do trabalho da Polícia Civil.

Identificação

Pelo local e pelos indícios que foram encontrados na área onde estava a vítima, o Corpo de Bombeiros acredita que estruturas de concreto carregadas pela corrente de rejeitos que desceu da barragem possam ter garantido uma maior integridade e preservação do corpo.

Das 270 vidas perdidas na tragédia provocada pela Vale, 260 foram localizadas pelos bombeiros de Minas. Outras 10 joias seguem desaparecidas, mas, caso haja a confirmação de que corpo é uma nova identificação, o número cairá para nove. Os bombeiros seguirão no local durante a noite de hoje, e o corpo foi entregue à Polícia Civil. A comissão das famílias também foi notificada.

Procurada pelo BHAZ, a Polícia Civil informou que deslocou uma equipe de perícia para o local assim que foi informada da localização. “Assim que concluída a perícia, o corpo será removido ao Instituto Médico Legal André Roquette, onde os trabalhos necroscópicos se iniciarão imediatamente”, disse em nota (leia na íntegra abaixo). Ainda segundo a polícia, “todas as providências serão adotadas para identificação, cujo prazo não é possível prever neste momento”.

Última atualização foi em maio deste ano

A mais recente atualização dos trabalhos dos bombeiros e Polícia Civil foi no dia 27 de maio deste ano, quando foi encontrada a 260ª vítima do crime ambiental da Vale em Brumadinho. O corpo era de Renato Eustáquio de Sousa, 34, que trabalhava como soldador da mineradora Vale.

Renato foi uma das 11 vítimas que, mesmo após mais de dois anos do rompimento, que aconteceu no dia 25 de janeiro de 2019, ainda não haviam sido identificadas. Desde então, os trabalhos continuaram para localizar as outras dez.

À época, a localização foi confirmada pelo governador Romeu Zema (Novo). “Um alento para as famílias das vítimas de Brumadinho: foi identificada hoje mais uma joia”, disse, citando o termo pelo qual habituou-se chamar as vítimas ainda desaparecidas. “Que deus conforte os familiares. Não vamos perder as esperanças”, finalizou Zema, no Twitter.

Renato Eustáquio de Sousa morreu aos 31 anos, enquanto trabalhava para a mineradora. Ele deixou duas filhas, a companheira, os pais e dois irmãos mais novos. As buscas ainda continuam para localizar as outras dez joias e dar uma resposta digna às dez famílias que não tiveram seus entes queridos identificados, conforme mostrou a reportagem especial do BHAZ (veja aqui).

Maior operação do Brasil

A localização das vítimas só foi possível graças ao trabalho incansável dos militares do Corpo de Bombeiros, que atuam em parceria com a Polícia Civil. Até o momento, a corporação já passou por sete fases e empregou mais de 4 mil bombeiros militares de todo o estado nesta que ficou marcada como a maior operação de busca e resgate do Brasil.

Nota da PCMG na íntegra

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), assim que comunicada do fato, deslocou equipe da perícia que realiza os trabalhos técnicos-científicos no local. Assim que concluída a perícia, o corpo será removido ao Instituto Médico Legal André Roquette (IMLAR), em Belo Horizonte, onde os trabalhos necroscópicos se iniciarão imediatamente. A PCMG esclarece que todas as providências serão adotadas para identificação, cujo prazo não é possível prever neste momento.

Edição: Giovanna Fávero
Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!