Atenção, motoristas: Registro de licenciamento de veículos deverá ser apresentado a partir de novembro

CRLV licenciamento de veículos
Fiscalização aceitará versão impressa em papel comum ou digital (Gil Leonardi/Imprensa MG)

Motoristas com veículos registrados em Minas Gerais devem ficar atentos ao prazo de exigência do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo). É que a partir do dia 21 de novembro, o documento referente ao ano de 2022 deverá ser apresentado, em formato digital ou impresso, para comprovar regularidade dos veículos em circulação.

Conforme determinação do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), a versão digital do CRLV pode ser acessada por meio do aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito). Para a impressão em folha de papel comum, é possível solicitar o documento no site do Detran e no portal de serviços do Senatran.

Vale lembrar que a versão impressa do CRLV em papel moeda não existe mais e o certificado deixou de ser entregue nos domicílios dos proprietários por meio dos Correios.

Fiscalização aceita versão impressa e digital do CRLV

Para fins de fiscalização, o CRLV pode ser apresentado tanto impresso em papel comum quanto no aplicativo CDT, disponível para os sistemas operacionais iOS e Android. O porte do documento poderá ser dispensado caso o agente de trânsito possa fazer a consulta no sistema do Detran e verificar se o veículo está licenciado.

De acordo com o diretor do Detran-MG, delegado Eurico da Cunha Neto, “durante as abordagens ao condutor, a fiscalização de trânsito observa os documentos de porte obrigatório, que são o CRLV e habilitação, sendo desnecessário apresentar comprovantes de pagamento das taxas e tributos”.

Como conseguir o certificado?

Se você ainda não possui o CRLV de 2022, pode acessar o site do Detran para verificar se há débitos como IPVA, seguro obrigatório, Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo e eventuais multas.

Para mais tranquilidade dos proprietários de veículos automotores, registrados no Estado de Minas Gerais, o Detran-MG comunicou a todos os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito, inclusive de outros estados, por meio do Senatran, sobre o licenciamento de 2022.

Com Agência Minas

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!