Vítimas de ataque com líquido malcheiroso em evento do PT pedem indenização de R$ 121 mil: ‘Há busca por justiça’

drone
Na ocasião, três homens foram presos após serem flagrados pilotando um drone carregado com líquido malcheiroso que atingiu apoiadores do PT (PMMG/Divulgação + Reprodução/Redes sociais)

Após duas semanas, as vítimas do ataque com drone que ocorreu em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, entraram com uma ação judicial pedindo indenização aos responsáveis. O episódio ocorreu durante o lançamento da aliança entre o pré-candidato ao Governo de Minas, Alexandre Kalil (PSD) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no último dia 15.

Na ocasião, três homens foram presos e liberados após serem flagrados pilotando um drone carregado com líquido malcheiroso que atingiu apoiadores dos dois políticos. O assunto foi debatido nesta segunda-feira (27) durante reunião na ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais), que contou com a presença da defesa das vítimas.

Parlamentares definiram o caso como “cerceamento da livre expressão, da livre associação e da livre organização política”. Na ação, que tramita na 6ª Vara Cível da Comarca de Uberlândia, as vítimas pedem o pagamento de 100 salários mínimos – valor equivalente a cerca de R$ 121 mil.

“No meu ponto de vista foi um atentado à ordem pública, um atentado à segurança, aos direitos constitucionais. Essa assembleia tem o objetivo de iniciar uma série de atas para elucidar esse fato, para fazer a verificação, identificação de possíveis vítimas, do produto lançado sobre as pessoas que estavam no evento”, explica, ao BHAZ, a advogada Joana D’arc de Castro, que representa três dos atingidos.

‘Há busca por justiça’

Vídeos gravados durante o ataque mostram uma grande correria no local onde o evento seria realizado. Ao BHAZ, o assessor da deputada Andréia de Jesus (PT), Iuri Guilherme, contou na época que o episódio gerou muita confusão. Segundo ele, várias crianças e idosos foram atingidas pelos excrementos (veja aqui).

Joana conta que uma das vítimas representadas por ela é uma idosa de 73 anos, que machucou o joelho ao enquanto fugia da mira do drone. A advogada espera que o apoio de deputados ajude a pressionar órgãos públicos acerca do episódio.

“A comissão fará alguns requerimentos, como ao munícipio de Uberlândia pra verificar a questão do dano ambiental, invasão do espaço privado. Essa reunião vem como um reforço para todas as pessoas que se sentiram lesadas saberem que há busca por justiça. Se o ato é contra o povo, nada mais justo que os representantes do povo tomem essa iniciativa”, finaliza.

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!