‘Ave fantasma’: Bombeiros resgatam urutau no Sul de Minas

urutau
Bombeiros perceberam que ave não conseguia voar e a resgataram (Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Socorristas do Corpo de Bombeiros se mobilizaram, na quinta-feira (2), para resgatar um urutau em risco. O animal, também conhecido como “ave fantasma” por conta de seu canto, foi encontrado em Poços de Caldas, no Sul de Minas, e não conseguia voar.

De acordo com a corporação, o uratau estava na rua Cerro Azul, no bairro Santana do Pedregal, quando foi avistado pelos bombeiros. Ele não apresentava ferimentos aparentes, mas não conseguia voar.

Os bombeiros acionaram, então, veterinários e uma médica se ofereceu para avaliar o pássaro. A ave foi levada para uma clínica particular e lá verificaram que ele tinha lesões neurológicas, possivelmente decorrentes de choque contra algum objeto – o que justificaria a dificuldade de voar.

O urutau foi deixado aos cuidados da veterinária, que vai providenciar o encaminhamento dela à natureza depois de ela se restabelecer.

Em 2020, o Corpo de Bombeiros de Minas resgatou outro urutau. Veja a ave em vídeo:

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!