Bombeiros resgatam tucano preso a linha de pipa em Minas

tucano
Animal silvestre estava preso ao galho de uma árvore (CBMMG/Divulgação)

O Corpo de Bombeiros de São João del-Rei, na região Central de Minas Gerais, se mobilizou na manhã desse domingo (10) para resgatar um tucano que ficou preso à linha de uma pipa em uma árvore no bairro Bom Pastor.

Chegando ao local, os socorristas viram que o animal silvestre estava pendurado em um galho pelo fio, que prendia a ponta de uma das asas. Eles usaram uma escada e um bambu com uma faca amarrada para cortar a linha. O tucano conseguiu se libertar e, aparentemente, não ficou ferido.

Animal foi resgatado pelos bombeiros (CBMMG/Divulgação)

Os perigos da pipa

Não somente os animais, a simples brincadeira de soltar pipa pode também impactar seres humanos. Levantamento feito pela Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) mostra que, só nos sete primeiros meses de 2021, foram registradas 1.424 ocorrências com rede elétrica causadas por pipas. Ao todo, foram 460 mil pessoas afetadas.

Apenas na região metropolitana de Belo Horizonte, essa brincadeira deixou mais de 260 mil unidades consumidoras sem luz. A maioria dos acidentes acontecem quando as pipas se enrolam na fiação elétrica e provocam curtos circuitos, principalmente quando as linhas são cortantes, como as linhas chilenas ou as que contém cerol.

Vale dizer que, em Minas Gerais, o uso de pipas com linha cortante em áreas públicas e comuns é crime tipificado pela Lei 14.349 de 2002. As penas podem ser de detenção e multa de até R$ 1,5 mil para quem usar o material. Vender a linha também é crime e a detenção pode ser de dois a cinco anos de prisão, além de multa.

Dicas importantes

  • É proibido usar cerol. O uso de linhas com cerol (vidro moído com cola) pode conduzir eletricidade e provocar descargas elétricas, além de provocar inúmeros acidentes com pedestres, ciclistas e motociclistas;
  • É muito perigoso jogar, aproximar ou encostar objetos como arame, corrente, cabo de aço, marimba, bambu, barra de ferro, madeira, etc, na rede elétrica. Além de você correr risco de sofrer um acidente grave, ou mesmo fatal, poderá ainda ocasionar o desligamento da energia elétrica em sua casa, como também em hospitais e em residências de pessoas que necessitam de aparelhos médicos de sobrevivência à vida;
  • Caso sua pipa enrosque nos fios, deixe pra lá. Não tente retirá-la, pois você poderá levar um choque elétrico, causar um curto-circuito e até mesmo o rompimento dos cabos;
  • É muito perigoso tentar resgatar sua pipa em árvores próximas aos fios da rede elétrica. Você pode sofrer um choque ou até cair da árvore;
  • Na presença de relâmpagos, recolha a pipa imediatamente, pois você pode ser atingido por um raio;
  • Se sua pipa cair em áreas de subestações da Cemig não invada o local para resgatá-la, você poderá sofrer um grave acidente.

 

Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!