O Cadastramento Escolar 2025 para a rede pública de ensino de Minas Gerais começa nesta terça-feira (1º). Pais e responsáveis, que desejam matricular seus filhos nas escolas, têm até o dia 1º de novembro para fazer as inscrições, por meio da internet. Veja como se cadastrar!
Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp
As inscrições podem ser feitas no Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem), por meio da Secretária do Estado de Educação (SEE-MG). O encaminhamento dos candidatos às vagas na rede pública no estado será feito de forma unificada e 715 municípios adeririam à iniciativa. A lista completa podem ser conferidas neste link.
O resultado será divulgado dia 04 de dezembro e, a partir dessa data, os responsáveis devem acessar o site para conferir qual escola o estudante foi encaminhado. Já a confirmação da matrícula será feita a partir do dia 18 de dezembro, presencialmente na instituição.
Em caso de escolas municipais, a família deverá observar o calendário de matrícula da cidade e se dirigir a instituição com os documentos necessários.
Quem pode fazer o cadastramento?
Devem se cadastrar na rede pública:
- Estudantes que pretendem entrar na rede pública de ensino ou que desejam mudar de escola em 2025.
- Alunos matriculados em 2024 em escola pública, mas que a unidade de ensino não ofertará, em 2025, o nível de ensino ou ano de escolaridade subsequente a ser cursado pelo estudante.
- Aqueles que pretendem retornar aos estudos no ensino fundamental e ensino médio regular, ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
- Candidatos/estudantes interessados em vagas para cursos técnicos em escolas estaduais
As famílias que não tiverem acesso à internet poderão utilizar os computadores das escolas estaduais, municipais ou das prefeituras dos municípios que aderiram ao Sucem para fazer o cadastro.
Quais documentos são necessários?
- Nome completo, data de nascimento, CPF sexo e nacionalidade do candidato;
- Endereço completo, incluindo CEP;
- Telefones de contato atualizados;
- Nome e CPF do Responsável Legal;
- Declaração se o candidato possui deficiência;
- Etapa/ano de escolaridade pretendido;
- Indicação de três escolas condicionadas ao zoneamento de residência;
- Informar se o candidato possui irmão matriculado na escola pretendida.
Neste ano, uma importante novidade é a obrigatoriedade do número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do candidato/estudante na hora da inscrição. Para aqueles que ainda não possuem o documento, é possível fazer o cadastro gratuitamente pela internet no site da Receita Federal.
Renovação de matrícula
Assim como no ano passado, o processo de Renovação da Matrícula será realizado de forma automática. Além disso, a matrícula se dará, preferencialmente, no turno em que o estudante estiver matriculado em 2024. Já o estudante que deseja trocar de escola em 2025, poderá solicitar o cancelamento da renovação no Sucem e se inscrever no processo de cadastramento para concorrer a uma vaga.