A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (1º), a operação “Ottawa”, que investiga um casal de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, suspeito de promover a migração ilegal de, pelo menos, 120 brasileiros para os Estados Unidos (EUA). A ação cumpre dois mandados em endereços ligados aos suspeitos, um na cidade mineira e outro em Vila Velha, no Espírito Santo.
De acordo com a investigação, o casal agenciava viagens irregulares de brasileiros para os EUA, via México, com a utilização de documentos mexicanos falsificados. Além disso, eles também alteravam a nacionalidade dessas pessoas, de brasileira para ucraniana. Dessa forma, os imigrantes poderiam usar a guerra na Ucrânia facilitar pedidos de asilo humanitário junto às autoridades mexicanas e norte-americanas.
A Justiça também determinou a indisponibilidade de bens do casal, incluindo a restrição de transferência de um veículo de alto valor. Os investigados poderão responder por crimes como promoção de emigração ilegal, envio irregular de crianças e adolescentes para o exterior, e falsidade ideológica.
A Polícia Federal segue com as apurações para identificar outros envolvidos no esquema.