Cemig Atende: App permite tirar 2ª via, consultar débitos e mais

cemig atende
Reprodução/Cemig

A companhia de energia Cemig atende os consumidores de Minas Gerais por diferentes canais. Um dos principais é o Cemig Atende, plataforma com aplicativo e site que permite a solução de problemas e solicitação de serviços pela internet.

Os principais serviços, como retirada de 2ª via de conta de luz, ligação de energia ou troca de titularidade são disponibilizados pela empresa na plataforma. 

Veja, abaixo, como solicitar esses serviços e utilizar a plataforma Cemig Atende.

O que é o Cemig Atende?

O Cemig Atende é uma plataforma digital de atendimento aos consumidores atendidos pela companhia elétrica de Minas Gerais. Vários serviços são oferecidos no sistema virtual para que as agências físicas se desafoguem e facilitem a comunicação com os clientes.

É possível acessar a plataforma pelo site ou pelos aplicativos:

Uma vez que o acesso é feito ao Cemig Atende, é necessário fazer um cadastro, como apontado abaixo.

Como se cadastrar no app Cemig Atende?

Para que os serviços do Cemig Atende estejam disponíveis é necessário criar um cadastro na plataforma. É necessário ter em mãos: CPF e o número do cliente titular, que é indicado na conta de luz.

Obtendo essas informações, confira o passo a passo para fazer o cadastro no app:

  1. Abra o app Cemig Atende
  2. Clique no ícone que fica no canto esquerdo superior da tela e selecione “Meu Cadastro”
  3. Preencha os dados solicitados: CPF ou CNPJ do titular, número do cliente, e celular do titular
  4. Clique em “Registrar”

Caso não saiba encontrar alguma das informações, é possível clicar ao lado de cada campo em branco para preencher no ícone com a letra “i”, que mostra os passos necessários para pegar os dados.

Agendar atendimento Cemig pela internet

Através da plataforma Cemig Atende, o consumidor pode agendar um atendimento junto à companhia, e ele pode ser presencial, nas agências físicas, ou por videoconferência.

No caso do atendimento presencial, não é obrigatório fazer a programação, mas a Cemig recomenda que isso seja feito, para evitar filas de espera. Para fazer o agendamento presencial, siga o passo a passo:

  1. Selecione a opção “Agendar Atendimento” na plataforma
  2. Clique em “Não sou um robô” e, em seguida, no botão “Enviar”
  3. Isso envia um e-mail para o endereço cadastrado
  4. Clique no link do e-mail
  5. O link retorna ao formulário de agendamento no Cemig Atende
  6. Selecione a cidade para o atendimento e clique em “Agendar”
  7. Escolha o dia e horário de preferência e clique em “Confirmar”
  8. Será enviado um novo e-mail com as informações do agendamento

Depois disso, basta comparecer à agência indicada no e-mail no dia e horário escolhidos. É importante levar o número do agendamento, que também será indicado na mensagem.

Para marcar o atendimento por videoconferência, siga as mesmas etapas até o passo 5. Quando clicar no link, selecione a opção “Vídeo atendimento”, e escolha dia e horário de preferência.

Ao confirmar as informações, o segundo e-mail contará com um link de acesso para o atendimento por vídeo no Cemig Atende. Acesse o link no dia e horário escolhidos.

Como tirar 2a via da conta da Cemig?

Pelo sistema Cemig Atende, também é possível obter a segunda via da conta de luz. 

Pelo site, basta fazer o login e selecionar a opção “Segunda Via”. A fatura em aberto será exibida, e é possível escolher entre fazer o download dela em PDF ou enviá-la para o e-mail cadastrado.

Já para obter a segunda via pelo app do Cemig Atende, siga o passo a passo:

  1. Abra e faça o login do aplicativo
  2. Clique em “Segunda Via de Conta”
  3. Selecione o endereço para o qual deseja obter a conta de luz
  4. Clique no mês referente à fatura que deseja obter
  5. O download do PDF será feito automaticamente

Também é possível copiar o código diretamente do app, selecionando a opção “Código de barras”, para fazer o pagamento em bancos virtuais.

Como consultar débitos na Cemig pelo CPF?

De acordo com a Cemig, só é possível consultar segunda via de contas atrasadas e consultar débitos pelo Cemig Atende no site. Os aplicativos não oferecem essa opção. Para fazer a consulta e pagamento, siga o passo a passo:

  1. Acesse o Cemig Atende Web, que é o site (não os aplicativos)
  2. Selecione o serviço “Segunda Via e Pagamento de Contas”
  3. Serão exibidos os débitos, se houverem, com informações sobre juros e opção de parcelamento e entrada
  4. Escolha o modelo de pagamento desejado
  5. Ao final, será possível baixar um boleto em PDF com as parcelas
  6. A entrada deve ser paga no dia da emissão

Além do Cemig Atende Web, também é possível quitar débitos com a companhia pelo WhatsApp, como apontado abaixo. A fornecedora também faz programas de negociação de débitos, como o BHAZ já mostrou.

Como consultar a conta da Cemig?

A plataforma Cemig Atende também oferece a opção de consultar as contas de luz do titular. Para tanto, acesse a opção “Histórico de Contas”, que exibe as tarifas dos últimos 12 meses, com dados de valor, consumo, status de pagamento e mais.

Também é possível optar por receber a tarifa por e-mail. Acesse a plataforma e selecione a opção “Conta por E-mail”, e a conta de luz será enviada, mensalmente, para o endereço cadastrado.

Qual é o WhatsApp da Cemig?

O WhatsApp da Cemig é o número (31) 3506-1160. Além do sistema Cemig Atende, a empresa também oferece esse canal de comunicação para se relacionar com os consumidores.

As mensagens são automatizadas e 12 serviços são oferecidos. Estes são: 

  1. Informar leitura
  2. Meus débitos
  3. Estou sem luz
  4. Religação
  5. Conta de luz por e-mail
  6. Atualizar meus contatos
  7. Parcelar meus débitos
  8. Alterar data de vencimento da fatura
  9. Encerramento de Contrato
  10. Cadastrar débito automático
  11. Descadastrar débito automático
  12. Fale Conosco

Envie uma mensagem para o número de WhatsApp do Cemig Atende e o menu acima será exibido. Digite o número que corresponde ao serviço desejado para prosseguir com o atendimento.

Cemig Atende 0800: números de telefone

Outra maneira de entrar em contato com o Cemig Atende é por telefone, nos números: 

  • 116: consumidores localizados em Minas Gerais
  • 0800 721 0116: consumidores localizados fora de Minas Gerais
  • 0800 723 8007: deficientes auditivos
  • 0800 728 3838: ouvidoria 

Cemig Atende: ligação nova

O serviço de ligação nova, disponível no Cemig Atende, deve ser feito toda vez que um novo endereço precisa se conectar à rede de fornecimento de energia elétrica. Ele envolve a visita de um técnico ao local, que faz as instalações necessárias.

Contudo, é necessário certo preparo antes de solicitar o serviço. Em primeiro lugar, é preciso se certificar de que o padrão de entrada de energia está conforme o exigido pela companhia, podendo ser ND-5.1 ou ND-5.2.

Além disso, é necessário saber indicar qual o tipo de ligação, que pode ser monofásica, bifásica ou trifásica. Isso dependerá de um documento técnico, chamado Declaração Descritiva de Carga Instalada, que leva em conta as necessidades de potência do local.

A companhia disponibiliza todas essas informações em seu site.

Tendo os dados necessários, é possível solicitar a ligação nova no Cemig Atende Web, que é a versão do site (o app não oferece o serviço). É necessário estar cadastrado no sistema para solicitar.

O prazo para a ligação ser feita, segundo a companhia, é de cinco dias úteis nas áreas urbanas, e de 10 dias úteis em regiões da área rural.

Cemig Atende: troca de titularidade

A troca de titularidade deve ser feita toda vez que os moradores ou administradores do imóvel são alterados. O serviço pode ser solicitado pelo Cemig Atende, e deve ser feito pelo atual titular da conta de luz.

Para tanto, siga o passo a passo na versão site do Cemig Atende Web:

  1. Acesse o sistema
  2. Selecione o serviço “Troca de Titularidade”
  3. Confira as instruções exibidas e aceite o Termo de Adesão
  4. Aponte o número da instalação no campo referente, que fica indicado na conta de luz
  5. Complete o restante das informações nos campos exigidos, inserindo o CPF ou documento com foto do novo cliente
  6. Envie os documentos complementares: Declaração de Carga Instalada, Comprovação de Atividade Específica (para atividades rurais e serviço público), e Geração Distribuída (para casos de cooperativas que compartilhem a energia elétrica)
  7. Em caso de haver débitos no Cemig Atende, também será necessário enviar um documento que comprove a propriedade do imóvel

O processo de troca de titularidade envolve a geração e adesão a um novo contrato, que será enviado para o endereço de correspondência até, no máximo, a data de emissão da primeira fatura.

O prazo para que a conta de luz chegue no nome do novo titular é de até sete dias úteis. Em regiões rurais, esse tempo pode mudar para dois dias.

Cemig: falta de luz pode ser reportada

Pelo Cemig Atende, também é possível reportar falta de luz em endereços residenciais ou em espaços públicos. É possível fazer isso pelo site e pelo aplicativo, sendo que ambos exigem que o usuário seja cadastrado.

Pelo site:

  1. Faça login no sistema
  2. Selecione a opção “Estou sem Luz”
  3. Insira o número de celular e descreva o problema no campo “Observação ou Referência”
  4. Selecione “Enviar”

Pelo app Cemig Atende:

  1. Acesse o aplicativo
  2. Selecione o serviço “Estou sem Luz”
  3. O aplicativo emitirá um aviso de uma equipe está indo até o endereço
  4. Depois disso, é preciso confirmar que está reportando falta de luz, clicando na opção “Sim”

Além do Cemig Atende, também é possível fazer isso pelo WhatsApp (como apontado acima), Telegram (@cemigbot), e pelo telefone 116. 

Por fim, também é possível reportar falta de luz na Cemig por SMS:

  1. Envie uma mensagem texto para o número 29810
  2. Será enviada uma resposta do sistema solicitando o CPF ou CNPJ do titular da conta de luz
  3. Envie o CPF no formato de apenas números, sem espaços, pontos ou hífens
  4. Na sequência, será enviada uma resposta com o endereço
  5. Se o endereço estiver correto, responda com “SIM”

Maira Monteiro[email protected]

Diretora-executiva do BHAZ desde junho de 2018. Jornalista graduada pela PUC Minas, acumula mais de 15 anos de experiência em redações de veículos de imprensa, como Record TV e jornal Hoje em Dia, e em agências de comunicação com atuação em marketing digital, como na BCW Brasil.

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