Cemig: Consumidores não sofrerão reajuste nas contas de luz neste ano

conta luz sem reajustes
Segundo a Companhia, a medida vai amenizar os impactos da pandemia (Reprodução/@analogicus/Pixabay)

Anúncio feito hoje (25) pelo Governo de Minas garante que conta de luz da população mineira não terá reajuste da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) neste ano. De acordo com o comunicado, a iniciativa tem o objetivo de diminuir os impactos econômicos causados pela pandemia da Covid-19.

A Companhia havia feito um pedido à Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) para devolver cerca de R$ 1,5 bilhão para os clientes de sua área de concessão.

“Pelo segundo ano consecutivo, a Cemig não irá reajustar a conta de energia dos consumidores residenciais. É uma ajuda que o Governo de Minas e a empresa dão aos mineiros neste momento de pandemia”, disse o governador Romeu Zema.

Devolução

Assim como no ano passado, a Cemig submeteu à Aneel proposta de antecipação da devolução para os consumidores da área de concessão da Cemig D. O valor se refere a parte dos recursos levantados judicialmente em função do trânsito em julgado da ação que questionou a inclusão do ICMS na base de cálculo do PIS-Pasep/Cofins das faturas de energia.

Em 2020, os clientes residenciais – atendidos em baixa tensão ­ –  tiveram uma redução média de 1,68% nas tarifas de energia, quando foram devolvidos R$ 714,4 milhões aos mineiros. 

Dessa forma, se não fosse a devolução dos recursos aos clientes – que foi solicitado pela Cemig – o reajuste tarifário para os mineiros deveria seguir o de outras distribuidoras do país, que superaram a casa dos dois dígitos em 2021.

Com Agência Minas

Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!