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Cemig alerta consumidores sobre golpes envolvendo o nome da empresa

03/10/2024 às 18h16
cemig golpe

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) emitiu um alerta sobre tentativas de fraudes que estão utilizando o nome da empresa. Golpes como ligações fraudulentas, clonagem de WhatsApp, faturas falsas e pedidos de pagamento urgentes são algumas das táticas utilizadas pelos criminosos para enganar os consumidores.

Segundo Johmerson Neves, analista de proteção da Receita da Cemig, é fundamental que a população adote medidas de precaução. “Ao desconfiar de qualquer contato suspeito, o cliente deve recorrer aos canais oficiais da Cemig para verificar a legitimidade da cobrança ou solicitação”, orienta o analista.

A Cemig afirma que disponibiliza vários meios de comunicação para os consumidores confirmarem a veracidade de débitos ou atendimentos. Uma das formas mais rápidas é utilizar o WhatsApp oficial da companhia, no número (31) 3506-1160.

Além disso, é possível acessar o portal Cemig Atende Web (atende.cemig.com.br) ou ligar para o telefone 116, que funciona 24 horas por dia.

Golpes mais comuns envolvendo o nome da Cemig

  • Cobrança urgente de pagamento: Desconfie de qualquer contato que exija pagamento imediato. A Cemig não corta a luz de clientes com faturas em dia. Sempre utilize os canais oficiais para pagar a conta ou solicitar a segunda via
  • Solicitações de pagamento por canais não oficiais: Todos os pagamentos à Cemig são feitos por meio de código de barras ou PIX gerados nos canais oficiais. Certifique-se de que o beneficiário seja “Cemig Distribuição S.A” antes de efetuar qualquer pagamento.
  • Atendimento pelas redes sociais: Sempre verifique se o perfil que está prestando atendimento nas redes sociais é oficial da Cemig. A companhia não solicita dados pessoais ou senhas por esses canais.
  • Pedidos de senha: A Cemig jamais pedirá a senha de clientes, seja a da própria empresa ou a do banco. Senhas são exclusivas para o login e não devem ser compartilhadas.

Dicas de segurança

  • A Cemig recomenda que seus clientes fiquem atentos a situações suspeitas:
  • Verifique sempre se as mensagens e sites acessados são oficiais da Cemig
  • Não clique em links suspeitos recebidos por e-mail, WhatsApp ou SMS
  • A Cemig não possui parcerias com empresas de Geração Distribuída. Em caso de dúvidas, entre em contato pelos canais oficiais
  • Serviços realizados gratuitamente pela empresa não devem ser cobrados. Qualquer necessidade de ajuda deve ser solicitada diretamente à Cemig

Campanha educativa

Para reforçar a segurança dos consumidores, a Cemig iniciou uma nova campanha em setembro, chamada “Quem tá ligado na Cemig fica longe dos golpes”. A ação, que será veiculada nas redes sociais e em rádios de todo o estado, tem como objetivo conscientizar o público sobre os riscos de fraudes e a importância de utilizar os canais oficiais da empresa em qualquer situação de suspeita.

Editado por: Pedro Rocha Franco

Redação BHAZ

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