Cemig vai trocar 5 mil geladeiras de famílias mineiras atingidas pelas chuvas

geladeiras cemig
Segundo a Cemig, a previsão é que todas as famílias beneficiadas tenham as geladeiras substituídas até o fim de junho (Cemig/Divulgação)

Famílias mineiras que foram atingidas pelas fortes chuvas do início do ano vão, aos poucos, colocando a vida de volta aos eixos. Com o argumento de auxiliar na recuperação dos bens perdidos, a Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) iniciou, nesta quinta-feira (14), a substituição de 5 mil geladeiras para famílias distribuídas em 105 cidades de Minas que ficaram em situação de emergência durante esse período.

Segundo a companhia, a previsão é de que todas as famílias beneficiadas tenham as geladeiras substituídas até o fim de junho. O início das trocas foi em Belo Vale, na região Central de Minas, com a presença de equipes da Cemig, autoridades locais e de famílias beneficiadas. A cidade foi uma das mais impactadas pelas tempestades e será contemplada com a substituição dos eletrodomésticos para 481 famílias.

Mil eletrodomésticos já estão à disposição das prefeituras, que ficaram encarregadas da logística de entrega direta para os beneficiados. Nas próximas semanas, todas as cinco mil geladeiras estarão disponibilizadas, afirma a companhia.

Amenizando os impactos

A ação integra o PEE (Programa de Eficiência Energética), que é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica e praticado pela Cemig desde 2005. O programa busca conscientizar consumidores sobre práticas que reduzem e eliminem o desperdício de energia.

Entre outras atividades, o PEE promove a troca de lâmpadas e eletrodomésticos ineficientes por outros mais modernos, reduzindo o consumo de energia, promovendo a sustentabilidade. Segundo o gerente de Eficiência Energética da Cemig, Ronaldo Lucas Queiroz, as geladeiras estão sendo substituídas de forma proporcional ao número de famílias de baixa renda cadastradas no CadÚnico do Governo federal.

“Em Minas Gerais, o número de municípios em estado de emergência ultrapassou a marca dos 400. Houve enorme prejuízo humano e material. Essa mobilização busca amenizar esses impactos, criando a oportunidade de iniciar a recuperação com um item tão essencial a qualquer família”, explica o gestor.

Com Agência Minas

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!