Coveiros são alvo de operação por reservar covas e enterrar caixões vazios em MG

Coveiros enterram caixões vazios
O Ministério Público investiga esquema de propina envolvendo coveiros (ILUSTRATIVA. Fernando Frazão/Agência Brasil)

O MPMG (Ministério Público de Minas Gerais) investiga, por meio da operação “Cemitério maldito”, seis funcionários públicos por enterrar caixões vazios. O caso ocorreu na cidade de Formiga, região Centro-Oeste de Minas. A apuração aponta que coveiros recebiam propina de famílias para assegurar lugares no cemitério. Para isso, eles enterravam caixões vazios.

De acordo com o MPMG, o cemitério envolvido é o Parque da Saudade. Seis pessoas, sendo cinco funcionários públicos e um ex-funcionário público, estão sendo investigadas. Estão sendo cumpridos seis mandados de medidas cautelares, como o afastamento das funções públicas, e oito mandados de busca e apreensão.

As investigações começaram há sete meses, quando um servidor público fez a denúncia contra os coveiros envolvidos no esquema. Foram coletadas provas de que os coveiros garantiam uma cova para famílias enterrando caixão vazio. Quando o ente da família morria, os coveiros retiravam o caixão vazio e colocavam o corpo.

Esquema de horas extras

Também foi apurado que os coveiros mantinham esquema de recebimento de horas extras que não eram devidamente cumpridas. Além disso, para o MPMG há fortes suspeitas de que os coveiros abasteciam veículo particular de uma funerária com dinheiro público. Ainda segundo as investigações, existem indícios do desvio de urnas funerárias do município para uma funerária particular.

Com MPMG

Edição: Roberth Costa
Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!