Chuvas intensas em MG deixam quase 30 pessoas desabrigadas neste fim de semana

desabrigados chuvas
As intensas chuvas que atingiram Minas Gerais neste fim de semana deixaram 29 pessoas desabrigadas neste fim de semana (Prefeitura de Ubá/Divulgação)

As intensas chuvas que atingiram Minas Gerais neste fim de semana deixaram 29 pessoas desabrigadas neste fim de semana. Segundo boletim divulgado pela Defesa Civil do Estado, outras 11 pessoas foram desalojadas.

Em Ubá, na Zona da Mata, onde houve o registro de desalojados, ocorreram vários pontos de alagamentos e deslizamentos em áreas de alto risco geológico. Cerca de 30 imóveis sofreram consequências da chuva, duas escolas registraram quedas de muros, além de uma ponte com danos significativos, que exigiu restrição do tráfego de veículos pesados.

Já na cidade de Recreio, também na Zona da Mata, no sábado (13), por volta das 20 horas, município, registro de alagamentos, inundação e deslizamentos. Diversos imóveis foram afetados, com algumas residências interditadas devido ao risco geológico. Por lá, 21 pessoas foram desabrigadas.

Em Caxambu, na Serra da Mantiqueira, uma enxurrada danificou dois imóveis na noite de sábado. O desabamento parcial de um deles acabou atingindo outra residência, que precisou ser interditada. Oito pessoas foram desabrigadas no município.

A Defesa Civil explica que desabrigados são as pessoas que necessitam de abrigo público, como habitação temporária, em função de danos ou ameaça de danos em seus domicílios. Já desalojados são pessoas que, em decorrência dos efeitos diretos do desastre, desocuparam seus domicílios, mas que se deslocam para casa de parentes ou amigos.

Em todo o período chuvoso, foram registrados 5 óbitos, 108 desabrigados e 737 desalojados em Minas Gerais. As mortes ocorreram nos municípios de Cássia, Pedralva e Paracatu.

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!