A cidade de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais, registrou nesse domingo (19) o dia mais quente da história do Brasil. De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o município marcou 44,8°C.
A temperatura foi a maior já registrada em todo o território nacional. Ainda segundo o Inmet, anteriormente, o recorde de calor era da cidade de Bom Jesus no Piauí. Por lá, os termômetros marcaram 44,7°C no dia 21/11/2005.
Essa foi a oitava onda de calor do país só em 2023. Ela começou no dia 8 de novembro e terminou nesse domingo (19). A última onda tinha acontecido entre 17 e 23 de outubro.
E como fica a previsão do tempo?
Apesar do dia mais quente da história do Brasil ser registrado no último domingo (19) em Minas Gerais, a tendência é de que as temperaturas possam reduzir nos próximos dias.
Mais de 700 cidades do estado estão em alerta amarelo para fortes chuvas. O comunicado foi emitido pelo próprio Inmet e é válido até às 11h de amanhã (21). A precipitação pode chegar a 50 mm por dia, além de ventos de até 60 km/h.
Em Belo Horizonte, a situação é parecida. O tempo fechado deve permanecer até amanhã (21) acompanhado de temperaturas mais amenas. Nesta terça-feira, os termômetros devem oscilar entre 21ºC e 28ºC