A cidade de Itaobim, no Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais, registrou a maior temperatura do país nessa quinta-feira (20). De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o município marcou 38,9ºC.
A temperatura foi registrada em meio a onda de calor que atinge o Brasil. De acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), essa é a terceira do ano, e, além de Minas Gerais, o fenômeno deve afetar São Paulo, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Paraná, se estendendo, posteriormente, para Goiás e Bahia.
Veja também
Segundo o instituto, a massa de ar quente e seco, que já vem atuando desde os últimos dias em áreas das regiões Sudeste, Sul e Nordeste, ganhou força no último domingo (16), com temperaturas máximas que podem superar em mais de 5°C a média climatológica.
Ainda conforme o Inmet, a primeira onda de calor do ano no país ocorreu entre 17 e 23 de janeiro. A segunda, entre 2 e 12 de fevereiro, ambas no Rio Grande do Sul. Durante essa segunda onda, foi emitido aviso vermelho de grande perigo, que persistiu até o último dia 12 de fevereiro, abrangendo também Santa Catarina e Paraná.
O que é uma onda de calor?
Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), uma onda de calor ocorre quando as temperaturas máximas diárias ultrapassam em 5°C ou mais a média mensal durante, ao menos, cinco dias seguidos. Para caracterizar o fenômeno, isso deve abranger uma área ampla.
Recomendações
- Hidrate-se durante o dia;
- Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;
- Evite frituras;
- Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;
- Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;
- Evite banhos com água muito quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante;
- Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;
- Não provoque queimadas em lotes vagos, matas ou florestas. Em caso de incêndio avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).