Cidade de Minas registra maior temperatura do país em meio a onda de calor que atinge o estado

21/02/2025 às 12h01
(Imagem ilustrativa: Pexels)

A cidade de Itaobim, no Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais, registrou a maior temperatura do país nessa quinta-feira (20). De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o município marcou 38,9ºC.

A temperatura foi registrada em meio a onda de calor que atinge o Brasil. De acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), essa é a terceira do ano, e, além de Minas Gerais, o fenômeno deve afetar São Paulo, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Paraná, se estendendo, posteriormente, para Goiás e Bahia.

Veja também


Segundo o instituto, a massa de ar quente e seco, que já vem atuando desde os últimos dias em áreas das regiões Sudeste, Sul e Nordeste, ganhou força no último domingo (16), com temperaturas máximas que podem superar em mais de 5°C a média climatológica.

Ainda conforme o Inmet, a primeira onda de calor do ano no país ocorreu entre 17 e 23 de janeiro. A segunda, entre 2 e 12 de fevereiro, ambas no Rio Grande do Sul. Durante essa segunda onda, foi emitido aviso vermelho de grande perigo, que persistiu até o último dia 12 de fevereiro, abrangendo também Santa Catarina e Paraná.

O que é uma onda de calor?

Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), uma onda de calor ocorre quando as temperaturas máximas diárias ultrapassam em 5°C ou mais a média mensal durante, ao menos, cinco dias seguidos. Para caracterizar o fenômeno, isso deve abranger uma área ampla.

Recomendações

  • Hidrate-se durante o dia;
  • Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;
  • Evite frituras;
  • Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;
  • Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;
  • Evite banhos com água muito quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante;
  • Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;
  • Não provoque queimadas em lotes vagos, matas ou florestas. Em caso de incêndio avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).

Amanda Serrano

Com experiência nas principais redações de Minas, como Jornal Estado de Minas e TV Band Minas, além de atuação como assessora política, Amanda Serrano é, atualmente, repórter do Portal BHAZ. Em 2024, fez parte da equipe vencedora do Prêmio CDL/BH de Jornalismo.

Amanda Serrano

Email: [email protected]

Com experiência nas principais redações de Minas, como Jornal Estado de Minas e TV Band Minas, além de atuação como assessora política, Amanda Serrano é, atualmente, repórter do Portal BHAZ. Em 2024, fez parte da equipe vencedora do Prêmio CDL/BH de Jornalismo.

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ